Hidrolato: o curinga da beleza!
Conheça os benefícios da água floral para pele e cabelos Hidrolato é a água obtida a partir do processo de destilação de plantas para a extração de óleos essenciais. Assim, os hidrolatos devem possuir três características: a composição deve ser exclusivamente de ingredientes naturais, o uso de plantas como matéria-prima e o processo de extração. […]
Conheça os benefícios da água floral para pele e cabelos
Hidrolato é a água obtida a partir do processo de destilação de plantas para a extração de óleos essenciais. Assim, os hidrolatos devem possuir três características: a composição deve ser exclusivamente de ingredientes naturais, o uso de plantas como matéria-prima e o processo de extração. Porém, o produto não é apenas uma mistura de óleo essencial e água, e sim uma formação entre componentes hidrossolúveis, moléculas de óleo essencial e fluido da planta matriz obtido durante a destilação, como explica Carla Almeida, especialista da Phytoterápica, uma das empresas pioneiras de aromaterapia no Brasil.
Durante muito tempo, ele foi um produto descartado nas fábricas, mas descobriu-se que ele possui diversas propriedades terapêuticas e substâncias aromáticas. Por isso, a Phytoterápica mostra algumas vantagens deste aliado da beleza. Acompanhe!
Para os cabelos
O hidrolato pode ser um importante aliado na proteção e hidratação dos fios. Para isso, basta borrifar o hidrolato diretamente nos fios ou misturá-lo a um creme específico para o seu tipo de cabelo.
Além disso, o produto possui ação antisséptica, mantém os cabelos mais limpos e livres de bactérias e fungos e ainda estimula o crescimento dos cabelos. O hidrolato pode ser aplicado com o cabelo seco ou molhado. Procure aplicar durante o dia, e evite aplicar antes de dormir. "A ação dele vai muito além da estética. Ele é um produto completo, que auxilia na saúde da pele e dos cabelos e pode ser utilizado durante todo o ano. Seu grande diferencial são as suas poucas restrições, sendo indicados inclusive para grávidas, animais e crianças", afirma a especialista da Phytoterápica.
Hidrolato para a pele
Quem sofre com a pele oleosa precisa lutar contra a acne e inflamações cutâneas. Os hidrolatos atuam no controle hídrico da pele, reduzindo a oleosidade e consequentemente, as inflamações. Para obter os benefícios da água, adicione o produto à argila facial e misture até formar uma pasta homogênea. Aplique no rosto e deixe secar. Depois, lave com água até remover toda máscara. Em seguida, borrife
um pouco do hidrolato no rosto e deixe secar naturalmente. Além disso, também é possível aplicar antes da maquiagem para aumentar sua durabilidade!
Em qual devo apostar?
Existe um ideal para cada tipo de problema. Confira qual usar em cada momento:
- Hidrolato de alecrim: estimula e revigora a pele e os cabelos;
- Hidrolato de lavanda: acalma a pele;
- Hidrolato de manjericão: revitaliza e revigora a pele;
- Hidrolato de verbena: equilibra a oleosidade da pele e dos cabelos;
- Hidrolato de lemongrass: tonifica, limpa e revitaliza a pele;
- Hidrolato de palmarosa: protege peles secas e com descamação.