Corte de cabelo masculino: Como escolher o seu
Descubra quais são os tipos de corte de cabelo de homem que são tendência e escolha o que mais combina com você
O clássico cabelo volumoso com as laterais mais baixas vai continuar fazendo a cabeça do público masculino em 2016, com variações que podem deixar a parte de cima do cabelo bem mais comprida e formar um grande topete. Coque samurai e os detalhes riscados também são tendência. Só que, para escolher o corte ideal, é preciso ter alguns cuidados, levando em consideração fatores como o tipo de cabelo e o formato do rosto.
Cortes que estão em alta
A principal tendência de corte de cabelo de homem é o pompadour, um topete clássico e volumoso com as laterais penteadas para trás. Sua origem é em 1700, com a Madame de Pompadour, que era amante do Rei Luis XV, da França. Mais recentemente, o corte foi popularizado por cantores como Elvis Presley e Johnny Cash. Com modificações e repaginações, ele voltou com tudo.
Uma variação desse corte é manter as laterais do cabelo bem raspadas, mas com muito volume no topo da cabeça. Outra possibilidade é o penteado com franja, que oferece um visual mais irregular e despojado, sem as pontas retas e alinhadas no volume da parte de cima. Em comparação com os cortes anteriores, os fios da franja são mais soltos e caídos, enquanto as laterais podem ser baixas ou raspadas.
O que também fez sucesso nas últimas temporadas e continua em alta é o visual com o cabelo mais longo e preso, o famoso coque samurai. Esse corte de cabelo de homem também possui outras variações: laterais raspadas ou mais baixas, mas mantendo o coque no alto da cabeça.
Já para os que gostam de um visual diferente e ainda mais trabalhado, os detalhes riscados também estão dominando os cortes masculinos. Feitos na lateral ou marcando a repartição dos cabelos, os riscados, com o couro cabeludo à mostra, podem ser incorporados em qualquer um dos cortes anteriores, principalmente no undercut.
Como escolher o corte
O primeiro passo para acertar no corte é escolher o que você mais gosta e combina com você. Essa é a dica principal para se sentir bem com a mudança de visual. Depois disso, o ideal é pedir orientação para um cabeleireiro de confiança, que vai ajudar a definir o penteado adequado para o seu tipo de e seu formato de rosto.
Outros fatores a serem levados em consideração são os cuidados no dia a dia e a manutenção do corte. Quem opta pelo undercut ou por detalhes riscados, por exemplo, precisa aparar os fios com mais frequência para manter o look sempre em dia.
Vale lembrar que, independentemente do corte escolhido, todos exigem um tempinho na frente do espelho diariamente para você chegar ao visual desejado.