Horário dos seus exercícios pode te ajudar a controlar o açúcar no sangue: qual o melhor?
Estudo holandês descobriu que a resistência à insulina diminuiu entre aqueles que treinaram em um determinado período
Ter uma rotina ativa de atividade física é benéfico para a saúde independente da hora em que o exercício é feito. Mas um novo estudo descobriu que treinar à tarde ou à noite pode ajudar a controlar o açúcar no sangue de forma mais efetiva.
Publicado na última terça-feira (1º), no jornal científico Diabetologia, o estudo concluiu que praticar exercícios físicos entre o final da tarde e a meia-noite pode reduzir a resistência à insulina, regulando os níveis de glicose no sangue. Por isso, essa pode ser uma estratégia interessante para o tratamento de diabetes.
Saiba mais: Caminhada de poucos minutos após refeição pode evitar diabetes
Para chegar aos resultados, o time de pesquisadores analisou os dados de 775 participantes, homens e mulheres, entre 45 e 65 anos, de um outro estudo, o "Netherlands Epidemiology of Obesity" (NEO), da Holanda.
Os pesquisadores avaliaram o tempo sedentário (ou seja, período em que os participantes não praticavam atividades físicas) e intervalos no tempo sedentário (momento em que realizavam exercícios físicos), o teor de gordura no fígado e resistência à insulina.
Leia mais: Esse exercício é ideal para fazer a partir dos 50: endurece os glúteos e melhora o equilíbrio
...
Veja também
Caminhada de poucos minutos após refeição pode evitar diabetes
A ciência comprovou que o uso contínuo desse dispositivo ajuda no controle do diabetes