Hormônios desregulados: que impactos causam no corpo da mulher?
A partir dos 30 anos, a saúde hormonal pode sofrer alterações e acabar desequilibrando alguns âmbitos, como humor e sono; então veja as dicas para se precaver
Você nota que está desanimada, cansada e irritada e não entende porque? Seu cabelo está caindo, sua unha quebrando e seu corpo inchando cada vez mais? Talvez seu ciclo menstrual possa estar alterado, e a dificuldade de perder alguns quilinhos na balança e ganhar músculos está constante. Ademais, seu humor pode estar mudando muito rápido, seu sono não ser dos melhores e sua vista também está sofrendo algumas mudanças. Caso tenha se identificado com alguns desses sintomas, você pode estar com os hormônios desregulados. Então conversamos com a endocrinologista e metabologista, Dra. Elaine Dias JK, para tirar todas as suas dúvidas e te contar o que é melhor fazer nesses momentos. Descubra:
Quais os principais hormônios que costumam desregular?
Com o avanço da idade, a especialista conta que, primeiramente, a progesterona sofre mudanças. "A partir dos 30 anos de idade, o hormônio começa a ter uma queda, principalmente, na terceira fase do ciclo. Por isso, a mulher começa a sofrer um pouquinho mais com a TPM, ficar mais inchada, ter a qualidade do sono alterada e ficar mais irritada", detalha.
Depois, vem a diminuição na produção de estrogênio. Em seguida, o aumento de FSH e LH, o que também altera o humor e as noites de descanso. Desta forma, a mulher também sente mais fome, perde músculo, fica com o metabolismo alterado e a distribuição de gordura modificada.
O que fazer?
Para tentar controlar todas essas mudanças e envelhecer com saúde, a dica de Dias é procurar por um endocrinologista, e melhor ainda se ele também for metabologista. "A partir dos 30 anos, comece a ter um acompanhamento com o profissional. Assim, é possível fazer alterações para a paciente não sofrer tanto durante o ciclo menstrual. Com isso, ela também acompanha a parte metabólica, porque, mesmo com atividade física, a tendência é engordar um quilo por ano. E, depois dos 35 anos, já começaria a me preparar para as alterações do climatério", explica.
Desta maneira, o profissional te pedirá exames de sangue, hormonais do ovário e da hipófise e um ultrassom da tireoide para ficar por dentro de como estão seus hormônios.
Confira mais detalhes:
Ver essa foto no Instagram