Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Conheça a origem do Horóscopo Chinês

Astrólogo explica a importância do calendário oriental e o que representa o animal regente no Zodíaco Chinês

17 jan 2023 - 14h01
Compartilhar
Exibir comentários

O calendário chinês é um dos mais antigos registros cronológicos que há na história. Data de 2637 a.C., quando o imperador Huang Ti introduziu o primeiro ciclo deste zodíaco no 61º ano de seu reinado. Um ciclo completo abrange 60 anos e se compõe de cinco ciclos simples de 12 anos cada.

Os 12 animais foram designados por Buda para governar os anos
Os 12 animais foram designados por Buda para governar os anos
Foto: Shutterstock / Portal EdiCase

Pedido de ajuda para reorganizar o mundo

Conta a lenda que Buda, quando peregrinava pela China, resolveu pedir ajuda aos animais para reorganizar o mundo. Tão logo fez seu pedido, apareceu o Rato disposto a ajudar. Em seguida, vieram o Boi, o Tigre, o Gato, o Dragão, a Serpente, o Cavalo, o Carneiro, o Macaco, o Galo, o Cão e o Porco.

Agradecido pela imediata ajuda, Buda homenageou os animais, designando-os para governar cada ano, num período de doze anos. O Coelho, como tinha aparecido por último, quando as nomeações já haviam sido feitas, ficou de fora.

Substituição do Gato pelo Coelho

Ocorre que, enquanto Buda meditava, o Rato, o mais prestativo deles, já que fora o primeiro a aparecer, levava-lhe alimento. Enciumado, o Gato o atacou e o comeu. Para puni-lo, Buda retirou-lhe o ano, dando-o ao Coelho. Desse modo, temos os 12 signos do zodíaco como conhecemos hoje.

Influência do animal regente

O animal regente do ano em que você nasceu exerce profunda influência sobre sua vida. Como dizem os chineses: "esse é o animal que se esconde em seu coração": é o seu instinto que, quando provocado, surge em forma de inteligência involuntária.

Animais e elementos chineses

Durante o ciclo completo de 60 anos, cada um dos 12 animais aparece combinado com os cinco elementos: Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água.

Calendário ocidental e oriental

Embora o calendário ocidental, baseado no movimento do Sol, seja mais estável e mais fácil de se compreender, o calendário lunar oriental registra de maneira mais precisa as mudanças das estações e o desenvolvimento da vida em todo o universo.

Uso do calendário para encontrar dias favoráveis

Os fazendeiros chineses usavam o calendário como um almanaque, a fim de procurar os dias do ano mais favoráveis à semeadura e à colheita de suas safras. Muito antes de a ciência moderna desenvolver métodos para a previsão do tempo, os chineses confiavam totalmente no horóscopo para predizer as chuvas.

Tal prática continua a se efetivar até agora, inclusive. Podemos verificar que, se o elemento natural de um ano for Água, haverá água em abundância ou ocorrerão enchentes destruidoras, dependendo de a influência estar ligada ao lado positivo ou negativo do elemento.

Além disso, o calendário era consultado para outras coisas, tais como: o dia mais propício para a visita ao barbeiro, para começar a construção de uma casa, para o casamento e, naturalmente, para os numerosos festivais chineses. Um calendário lunar autêntico em todos os "faça e não faça" para cada dia do ano, estendendo-se até as horas mais favoráveis e desfavoráveis de cada dia.

12 animais do Horóscopo Chinês
12 animais do Horóscopo Chinês
Foto: Shutterstock / Portal EdiCase

Influências do animal

Cada signo chinês constitui um universo em si, um pequeno cosmo, comportando leis e domínios próprios, mas que funcionam em harmonia e em uma espécie de relacionamento energético uns com os outros: isso somos nós.

Criatura viva, dotada de poderes e de funções específicas, esse animal emblemático desenvolve-se numa dimensão particular, original, cria a sua selva, a sua nuvem ou o seu subterrâneo, define as suas medidas, as suas cadências, a sua respiração, segrega a sua própria química; ou melhor, a sua alquimia.

Cada signo é único

Quando se estuda o mapa astral (Bazi) de cada pessoa, aprofundamos e entendemos mais ainda sobre outros signos e elementos que fazem parte de você, de como você é, como desenvolve sua jornada e como se relaciona com as pessoas e com o mundo à sua volta.

O peso, a massa, a rapidez do Dragão não obedecem às leis físicas do Rato ou do Carneiro. Um metro, na linguagem do Tigre, não é, de modo nenhum, igual a um metro no discurso do Macaco. O ouro do Cavalo não tem a composição molecular do ouro do Galo ou do Porco. Assim, cada signo é um pequeno cosmo completo, em que as leis da gravitação, da entropia, da matéria, da antimatéria, da evolução etc. são diferentes, e não intermutáveis.

A astrologia chinesa inspira, há séculos, a vida e o comportamento de centenas de milhões de indivíduos na China, no Japão, nas Coreias, no Vietnã e em grande parte da Ásia. Trata-se de uma técnica muito vasta, abundante e complexa, que não se pode resumir apenas ao exame do animal emblemático.

Por Renan Malassise

Astrólogo, palestrante, professor e terapeuta. Alia os saberes ancestrais da medicina tradicional chinesa e da astrologia chinesa.

Portal EdiCase
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade