Conheça para que serve a Cromoterapia
Indicada por melhorar o bem-estar físico, mental e emocional, reduzir dores de cabeça, melhorar a qualidade do sono e regular o humor, a Cromoterapia pode estar presente nas cores que usamos para pintar ambientes e naquelas que selecionamos para objetos pessoais. Vamos explorar mais alguns dos benefícios e detalhes da terapia com cores.
O que é Cromoterapia?
Trata-se da terapia das cores, ao qual utiliza-se os tons para promover a cura natural, auxiliando no tratamento de certas doenças, como febre, insônia, hipertensão e doenças articulares. O tratamento da Cromoterapia se dá por meio do uso de vibrações emitidas pelas cores, unindo-as com vibrações semelhantes que são emitidas pelo próprio corpo humano, assim proporcionando um balanço das energias internas.
Como funciona
Quando vemos uma cor, nossos olhos enviam impulsos nervosos para o cérebro, que os recebem e absorvem, desencadeando sensações fisiológicas e psicológicas. Por conta disso, a cromoterapia pode ser usada para reequilibrar as energias que estão causando mal-estar. Ela pode ser realizada por meio de aplicações de luzes coloridas nos chakras,e também combinada com outras terapias alternativas, como, por exemplo, o Reiki.
Como fazer
Existem inúmeras maneiras de se fazer a cromoterapia. Uma das formas é utilizar panos de seda coloridos posicionados sobre o corpo e, depois colocá-los à luz solar. Para realizar a cromoterapia com luzes artificiais, o paciente pode ser exposto a feixes de luzes coloridas. Água com infusão de cores ou meditação sobre cores funciona para equilibrar as energias gastas. O mais importante é escolher a cor ideal, o objetivo de equilíbrio pode ser alcançado por meio de diversos instrumentos, como lâmpadas coloridas, roupas, alimentos, janelas coloridas ou água solarizada.
Quais são as cores utilizadas
A cor é um poder ativo que influencia nossa consciência e nossa energia. Cada cor tem sua própria vibração que precisa ser combinada às vibrações dos órgãos do nosso sistema interno, assim alcançando o equilíbrio necessário.
Vermelho, segundo a Cromoterapia
Fortemente relacionada com a paixão, o vermelho fornece vitalidade e coragem. Poderoso estimulante, possui propriedades anti-inflamatórias, aumenta o fluxo sanguíneo e estimula a produção de colágeno. Por ter maior intensidade não pode ser usado em excesso.
Amarelo
O amarelo estimula o apetite e auxilia na melhora da digestão e na desintoxicação. Além disso, o calor da luz amarela proporciona otimismo, alegria e incentiva a criatividade. Também traz muitos benefícios à área facial, energizando os olhos e os ouvidos, e tonificando os músculos.
Azul
O azul age de dentro para fora, trazendo calma, paz, segurança e um sono tranquilo. Ele também reduz a pressão arterial, com efeito anestésico e harmonia espiritual. Outro poder da cor azul é sua ação antiinflamatória. Entre todas as cores essa é a que exige mais cautela, pois seu excesso pode causar sensação de dependência.
Verde
Verde é a cor mais eficiente para o equilíbrio! Ela é utilizada desde os antigos egípcios e chineses para proporcionar a cura. Ela age diretamente na glândula pituitária, acalmando o sistema nervoso e trazendo a prazerosa sensação de livramento do estresse.