Controle da respiração ajuda a manter a saúde mental em dia
Veja como a técnica de controle da respiração ajuda no bem-estar da mente
Você sabia que transtornos mentais são considerados doenças? Isso quer dizer que podem ser tratados e, consequentemente, os pacientes têm uma grande possibilidade de ter uma melhor qualidade de vida. E você sabia que além de tratamento com especialistas, você também pode contar com outra ajuda? Sim, com o controle da respiração é possível melhorar a qualidade de vida e manter a sua saúde mental em dia! Entenda mais e saiba como respirar corretamente.
JÁ CONFERIU A MENSAGEM DO SEU HORÓSCOPO DE HOJE NO SITE DO JOÃO BIDU?
A depressão, ansiedade, estresse pós traumático, transtorno bipolar, esquizofrenia, entre outros, são transtornos mentais que podem afetar pessoas em qualquer idade. O diagnóstico de um profissional da saúde, como psicólogos ou psiquiatras, é a melhor opção para identificar o problema e o tratamento ideal para cada paciente.
Durante a pandemia, por exemplo, houve um aumento dos gatilhos que provocam o desenvolvimento dessas doenças. O medo, a incerteza, as preocupações, os pensamentos inquietos e a alteração repentina de rotina são agentes que causam um desequilíbrio mental.
A importância da respiração para o controle emocional
Outra ferramenta que também pode te amparar nos momentos de tensão é a técnica chamada de respiração controlada. Você sabia que é bastante comum a gente respirar de maneira errada? Pois é, a respiração é algo tão normal na nossa vivência que acabamos esquecendo dela, principalmente nas situações de estresse.
Você sabe que uma pessoa está respirando errado quando ela movimenta os ombros e o peito. Isso porque a melhor respiração é feita pelo abdômen. A barriga precisa ser contraída e expandida durante a respiração, dessa forma, é possível relaxar naturalmente e em poucos minutos. Além disso, o ar precisa entrar por meio do nariz, que é uma espécie de filtro. Portanto, a respiração deve ser silenciosa, com a boca fechada e sem mexer os ombros e o peito.
É comum uma pessoa ter a respiração incorreta enquanto está na frente da tela do computador. Isso porque, em geral, a má postura ao se sentar em uma cadeira interfere no jeito que você respira. Ademais, a respiração sofre alterações drásticas nos momentos de nervosismo e irritação. Por isso, em vez de esquentar a cabeça pensando nos problemas, observe como o ar está entrando no seu corpo. A técnica de controle da respiração ajuda a manter a saúde mental em dia porque ela proporciona calmaria, relaxamento muscular e é capaz de diminuir o rítmo cardíaco.
Porém, como tudo na vida, essa técnica não é milagrosa! O ideal é praticar a respiração controlada e colocar na rotina a execução de exercícios físicos, uma boa alimentação, horas de conversa com pessoas que te fazem bem, deixar o celular no silencioso, se conectar com a natureza e determinar um tempo para você cuidar de si mesmo(a). A seguir você aprenderá um tipo de respiração controlada que você pode experimentar em qualquer momento do dia, principalmente quando você sentir que está perdendo o foco e a mente está fora do eixo.
Exercício de controle da respiração
Respiração alongada
Esta técnica é muito eficaz para aliviar os efeitos da ansiedade e reduzir os picos de estresse. Para começar, escolha um local sem ruídos e que você possa ter privacidade. O momento é de conexão com o interior, por isso prefira um ambiente que seja confortável para você. Então, tente expirar por mais tempo que a inspiração. Você não deve segurar o ar, apenas soltá-lo aos poucos e por mais tempo.