Cúspide: conheça as características de quem nasce na transição dos signos
Entenda o que é Cúspide e como ele influencia na personalidade das pessoas
Se você gosta de Astrologia, é possível que já tenha ouvido falar em cúspide. Ela determina o fim e o início de uma casa astral ou de um signo.
Existem várias pessoas que se surpreendem quando descobrem que o seu verdadeiro signo solar é o anterior ou sucessor ao que sempre imaginou.
Por exemplo, um indivíduo nasce no dia 22 de julho e sempre achou que fosse Leonino. No entanto, ao fazer o mapa astral, percebe que o Sol estava próximo à cúspide - a essa linha limite -, mas ainda estava na constelação canceriana. Ou seja, ele é canceriano com características leoninas.
Isso ocorre porque o Sol não entra exatamente às 00h em Leão, no dia 22 de julho. Em cada ano, as horas - e até mesmo os minutos - mudam e determinam qual é o signo solar da pessoa que nasceu entre um signo e outro.
O que é cúspide?
Na Astrologia, o calendário gregoriano, ao qual estamos acostumados, nem sempre é compatível com a mudança do Sol pelas Constelações. Isso porque o Astro Rei transita 30 graus em cada signo - ou cada constelação do Zodíaco. Assim, sua mudança de um signo para outro não tem relação com o bater do sino da meia noite.
Imagine uma pizza dividida em 12 pedaços. Cada parte é separada por um traço que identifica o limite desse pedaço. A cúspide é essa linha, que, por meio de cálculos matemáticos, é determinada.
E quem nasce na cúspide?
Ainda na analogia da pizza, quem nasce na cúspide está na borda dessa linha de separação, sendo necessário fazer o mapa astral (saber o dia e a hora exata do nascimento) para determinar qual é o signo de fato.
Essas pessoas são chamadas de nativos híbridos, isso porque as características solares dos signos adjacentes são somadas à sua personalidade. Mas isso não quer dizer que esse indivíduo não tenha signo ou tenha dois signos. O signo solar é apenas um, mas, que tem as características somadas do signo vizinho.
Com certeza, essas pessoas são especiais.
Características das cúspides
Cúspide de Peixes-Áries
Nascidos na transição de Peixes para Áries (21 de março)
- Sol do lado de Peixes: sabe ser líder com intuição aflorada e age com assertividade para conquistar seus inúmeros sonhos.
- Sol do lado de Áries: é sensível aos estados emocionais dos outros, usando a intuição.
Cúspide de Áries-Touro
Nascidos na transição de Áries para Touro (21 de abril)
- Sol do lado de Áries: acaba sendo mais fixo e menos impulsivo. Sua coragem decorre mais dos desejos e prazeres possíveis.
- Sol do lado de Touro: tem uma natureza competitiva de Áries. A característica ajuda o indivíduo a concluir tarefas e desfrutar de confortos materiais.
Cúspide de Touro-Gêmeos
Nascidos na transição de Touro para Gêmeos (21 de maio)
- Sol do lado de Touro: mantém-se a natureza taurina fixa e prática. É moldado com curiosidade intelectual - essa atitude faz com que o indivíduo desfrute de conversas e companhia.
- Sol do lado de Gêmeos: a mente rápida dos nativos se torna prática, ajudando-os a aprender como as coisas funcionam.
Cúspide de Gêmeos-Câncer
Nascidos na transição de Gêmeos para Câncer (21 de junho)
- Sol do lado de Gêmeos: os pensamentos se tornam mais emocionais. É um geminiano apegado à família e que sabe expressar suas emoções.
- Sol do lado de Câncer: sabe compreender a diferença da razão e emoção. É sentimental e intuitivo, no entanto, também tem a sapiência de "mudar" a chave das emoções com certa rapidez.
Cúspide de Câncer-Leão
Nascidos na transição de Câncer para Leão (22 de julho)
- Sol do lado de Câncer: a pessoa se torna extrovertida, compartilha ideias e criatividade. Esse aspecto faz o indivíduo gostar muito de se divertir.
- Sol do lado de Leão: naturalmente tende a ser um pouco mais inseguro(a). No entanto, passa a pensar mais na família do que em sua vaidade própria.
Cúspide de Leão-Virgem
Nascidos na transição de Leão para Virgem (23 de agosto)
- Sol do lado de Leão: é um perfeccionista e um expert - profissional mesmo - em se expressar e comunicar.
- Sol do lado de Virgem: se torna brincalhão e expressivo. A pessoa naturalmente gosta de ser um perfeccionista, mas com um toque de criatividade.
Cúspide de Virgem-Libra
Nascidos na transição de Virgem para Libra (23 de setembro)
- Sol do lado de Virgem: o objetivo da perfeição é diluído. Sonhos de romance e amor constroem esse indivíduo, que parece sempre procurar a oportunidade de se tornar a pessoa certa para alguém.
- Sol do lado de Libra: a pessoa se torna crítica em relação aos outros. O lado libriano de querer agradar apresenta critérios, o que torna esse indivíduo mais seguro.
Cúspide de Libra-Escorpião
Nascidos na transição de Libra para Escorpião (23 de outubro)
- Sol do lado de Libra: conhece as motivações sombrias dos outros. É muito intuitivo e consegue se aproximar das pessoas com facilidade.
- Sol do lado de Escorpião: a natureza misteriosa se mistura ao idealismo - isso faz com que a pessoa foque no lado positivo.
Cúspide de Escorpião-Sagitário
Nascidos na transição de Escorpião para Sagitário (22 de novembro)
- Sol do lado de Escorpião: as profundezas de um indivíduo aumentam com otimismo. Isso faz o indivíduo veja luz do fim do túnel sempre.
- Sol está do lado de Sagitário: naturalmente começa a desenvolver uma compreensão das emoções. Isso dá a capacidade de sentir os sentimentos dos outros.
Cúspide de Sagitário-Capricórnio
Nascidos na transição de Sagitário para Capricórnio (22 de dezembro)
- Sol do lado de Sagitário: a liberdade é reduzida com um senso de responsabilidade e ambição.
- Sol do lado de Capricórnio: procura oportunidades para aproveitar a vida. Visa uma carreira combinada com um futuro estável, mas cheio de diversão.
Cúspide de Capricórnio-Aquário
Nascidos na transição de Capricórnio para Aquário (21 de janeiro)
- Sol do lado de Capricórnio: a seriedade do indivíduo é equilibrada com um senso de estilo e inteligência.
- Sol do lado de Aquário: é mais sério que a maioria dos aquarianos, sabe lidar bem com as diferentes gerações e tradições.
Cúspide de Aquário-Peixes
Nascidos na transição de Aquário para Peixes (20 de fevereiro)
- Sol do lado de Aquário: os pensamentos são mais confusos, oníricos e intuitivos. Isso o torna ainda mais criativo.
- Sol do lado de Peixes: torna o sonho da pessoa mais nítido, claro e lúcido. Além disso, tem a consciência coletiva muito forte.
Texto: Bruna Giorgi - Astróloga