Dependência emocional: a verdade sobre essa prisão de almas
Vínculos espirituais escondem o que está mantendo você refém das emoções. Descubra a verdade sobre a dependência emocional!
A dependência emocional se estabelece por causa das nossas carências e vulnerabilidades emocionais. Mas, na realidade, ela tem uma causa oculta que vai muito além disso.
Dependência emocional
Quando a opinião e crenças dos outros sobre nós são mais importantes do que o que nós acreditamos ou queremos para nós mesmos, está instalado um caso de dependência emocional.
Por exemplo, um filho que tem o desejo de morar em outro país, mas não vai porque se preocupa com o que os familiares, que às vezes ele nem tem muito contato, podem falar.
Mas, existe algo mais profundo, que dá condições para o estabelecimento dessa dependência emocional.
Neste exemplo, você já pensou por que esse filho nasceu nessa família? Ou, então, por que ele tem o desejo sincero de morar em outra localidade? Ou, ainda, por que os familiares têm essa habilidade de falar da vida dos outros, afinal?
Dependência espiritual
Esses pontos mais profundos correspondem ao âmbito espiritual. E é justamente aí que está o embasamento dessa dependência: é a dependência espiritual, afinal.
Isso porque, ao longo de nossas experiências vivenciamos situações que causam dores em nós e também acabamos, mesmo que sem querer, provocando dores nos outros.
Assim, são estabelecidos fortes vínculos, que nos entrelaçam com as outras pessoas.
E ficamos dependentes, como que amarrados espiritualmente a elas e àquela situação.
Esse ciclo pode se perpetuar indefinidamente, seja por mágoa, desejo de vingança ou mesmo algo que parece amor, mas é um apego. Pois é, tudo isso de maneira inconsciente.
É hora de se libertar!
Você consegue identificar algum aspecto de sua vida em que se sente preso ou amarrado?
Talvez seja a hora de procurar auxílio. Para isso, você pode contar com o trabalho de um terapeuta energético-espiritual que, por meio de técnicas e ganho de consciência, irá apoiar seu processo de romper com esse vínculo de dor e passar a viver com base no amor.
Texto: Bia Albuquerque (@biaaterapeuta), terapeuta energético-espiritual, humanoterapeuta master, psicanalista espiritualista, facilitadora do Círculo da Vida e ledora de baralho terapêutico