Detox mental: como lidar com a ansiedade no final do ano
Confira algumas dicas para ajudar a desintoxicar a mente e ter mais clareza nos próximos passos, espantando a energia da ansiedade
O final de ano está chegando e com ele vem a ansiedade do acúmulo de tarefas, metas que não conseguimos cumprir, contas para pagar e expectativas para o novo ciclo. Tudo isso pode, assim, gerar mais ansiedade do que o normal. Mas calma! Afinal, o segredo está em organizar a mente. Uma mente com excesso de pensamentos não consegue filtrar as informações adequadamente e, assim, o nosso copo de emoções acaba transbordando. Por isso, confira as dicas para desintoxicar a mente e conseguir ter mais clareza para traçar os próximos passos!
Dicas para lidar com a ansiedade no final do ano
Comece a deixar de seguir conteúdos nas redes sociais que te fazem mal e podem despertar algum gatilho negativo no seu dia a dia.
Seja seletiva com as suas companhias. Pessoas negativas, que falam mal dos outros, certamente não vão contribuir para uma rotina melhor, tão pouco para o seu crescimento. Por isso, escolha onde você quer colocar suas energias.
Reflita sempre onde você pode melhorar. Errar é um processo humano, então não se culpe tanto. Mas fingir que os erros não existem também não é a solução. Por isso, não jogue para debaixo do tapete os seus problemas. Assim, pare e reflita: como pode melhorar?
Comece a escrever: a escrita é uma arma poderosa para nosso bem-estar. Quando escrevemos colocamos para fora os sentimentos, isso ajuda a "esvaziar o copo", além do mais, escrever é uma forma de organizar os pensamentos. ESCREVA!
Faça um quadro de visualizações. Mentalize! Tudo é mente, a mente é fator importante para o que desejamos alcançar. Portanto, organize, compreenda a sua mente e visualize aonde quer chegar. Recorte imagens e cole em uma folha ou mural, para que todos os dias você se lembre do seu propósito.
Pratique meditação!
Como meditar?
Sente-se confortavelmente e procure deixar a coluna alinhada. Imagine que no topo da sua cabeça existe um cabo de aço, que te conecta energeticamente com o universo. Que seja um lugar sem possíveis ruídos externos e que você tenha o compromisso com você nesse momento. Deixa que as outras coisas serão resolvidas depois, mas esse momento é seu. Quando você está bem consigo, estará melhor para resolver as outras questões ao seu redor.
A meditação elimina o excesso de pensamentos, uma das causas comuns de ansiedade. Não é sobre parar de pensar, eliminar todos os pensamentos, porque os pensamentos são um processo natural da mente. Nós pensamos até quando dormimos, é disso que surgem os sonhos, por exemplo. Meditar é sobre observar e ter consciência desses pensamentos.
Ao observar os pensamentos somos capazes de dar nome aos sentimentos e lidar melhor com eles. Temos a capacidade de nos ouvir mais e perceber os silêncios que acontecem entre um pensamento e outro, como as pausas de silêncio no compasso de uma música.
Quando não ouvimos a mente, ela se sobrecarrega com os pensamentos. Imagine o seu computador, o que acontece quando você abre várias janelas ao mesmo tempo? Você acaba sobrecarregando a memória. O mesmo acontece com a nossa mente. Ficamos com acúmulo de pensamento e isso gera dificuldade de concentração em uma tarefa, ansiedade e descontrole das emoções.