Script = https://s1.trrsf.com/update-1732903508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Dia de Oxóssi: o orixá da caça e da fartura

Conheça mais sobre o orixá que faz sincretismo com São Sebastião

20 jan 2021 - 12h02
Compartilhar
Exibir comentários
Conheça mais sobre o orixá que faz sincretismo com São Sebastião -
Conheça mais sobre o orixá que faz sincretismo com São Sebastião -
Foto: Foto de Shutterstock. / João Bidu

Oxóssi é considerado o orixá da caça e da vida dos animais selvagens, protegendo os caçadores e caminhantes. Seu domínio é a mata. Guerreiro e solitário, é tradicionalmente associado à Lua, já que a noite é o seu melhor momento para caçar. Ele também é considerado o orixá da fartura. O símbolo de Oxóssi é uma árvore de sete ramos, encimada por um pássaro, essência da força da árvore.

O chifre ou berrante também simboliza e significa tanto fertilidade como o meio que o homem terreno pode utilizar para se fazer escutar do céu. Oxóssi também é dono de um cetro feito de rabo de touro para com ele controlar os espíritos da floresta. Nota-se que, na metafísica africana, a floresta é o reino dos espíritos, em que cada árvore corresponde à alma de um ser manifestado. É no seu domínio que se encontram as ervas medicinais e as ervas sagradas, os remédios e os venenos pertencentes a Ossaim, motivo pelo qual os dois orixás estão ligados.

O Oxóssi da caça se veste com túnica branca, por cima da qual leva uma roupa de caçador. Seu chapéu tem plumagens. O habitat de Oxóssi é a floresta, sendo simbolizado pelas cores verde na Umbanda, e recebendo a cor azul-clara no Candomblé, mas podendo usar, também, a cor prateada nesse último. Sendo assim, roupas, guias e contas costumam ser confeccionadas nessas cores, incluindo elementos que remetem à floresta, tais como penas e sementes.

No Candomblé, Oxóssi dança rapidamente, como se estivesse caçando, e segura arco e flecha (ofá) feitos de aço. Carrega capanga (uma bolsa de couro onde guarda a caça) e cabacinhas para guardar água e pólvora para sua espingarda. Usa braceletes e pulseiras largas. No sincretismo religioso, Oxóssi aparece como São Sebastião (santo católico), tendo a data de comemoração em 20 de janeiro.

+Inscreva-se no Clube João Bidu e receba conteúdo exclusivo! Basta baixar o app do Telegram no seu celular e entrar neste Link!

Filhos de Oxóssi

As pessoas consideradas filhas de Oxóssi são alegres, expansivas, preferem agir à noite, como os caçadores. São falantes, ágeis e de raciocínio muito rápido. Sabem lutar e alcançar o que almejam, sabem como lançar uma flecha para acertar o alvo. Sabem dominar mas, quando raivosos, ferem as pessoas com palavras e atitudes, como se fosse dada uma flechada. Quando amam, são zelosos e fiéis, não toleram ser enganados. São muito trabalhadores e honestos.

Como montar o guia

Oxóssi - protetor de Touro

Saudação: "O kiarô".

Cores: azul-claro, verde-claro e branco. Em uma quinta-feira, monte sua guia, coloque-a sobre um pano branco e acenda, ao lado, uma vela azul-claro. Faça uma oração que goste.

Características

Cor: azul-turquesa. 

Dia: quinta-feira.

Essência: madeira, pois ativa a sorte. Deve ser usada para atrair dinheiro e fartura na família. Ele auxilia a nunca faltar os alimentos na mesa. 

Oferenda: milho vermelho com lascas de coco. 

Talismã: arco e flecha. 

João Bidu
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade