Dia de São João Bosco: conheça a oração do padroeiro da juventude
São João Bosco foi o fundador da Sociedade Salesiana, batizada em homenagem a São Francisco de Sales, e das Filhas de Maria Auxiliadora. O trabalho de sua vida foi o bem-estar de meninos e meninas, daí seu título de "Apóstolo da Juventude". Ele não tinha nenhum sistema ou teoria formal de educação. Seus métodos centravam-se […]
São João Bosco foi o fundador da Sociedade Salesiana, batizada em homenagem a São Francisco de Sales, e das Filhas de Maria Auxiliadora. O trabalho de sua vida foi o bem-estar de meninos e meninas, daí seu título de "Apóstolo da Juventude". Ele não tinha nenhum sistema ou teoria formal de educação. Seus métodos centravam-se na religiosidade autêntica e no amor pelos jovens. Ele foi um educador iluminado e inovador. Hoje (31) é considerado o Dia de São João Bosco. Conheça a oração do padroeiro da juventude!
A vida de São João Bosco
João Bosco nasceu perto de Castelnuovo na arquidiocese de Turim, Itália, em 1815. Seu pai morreu quando João tinha apenas 2 anos e foi sua mãe Margarida quem lhe deu uma boa educação humanística e cristã. Seus primeiros anos foram financeiramente difíceis, mas aos 20 anos ingressou no Seminário Maior, graças à ajuda financeira recebida de Luís Guala, fundador e reitor da residência eclesiástica São Francisco de Assis, em Turim. João Bosco foi nomeado sacerdote em 5 de junho de 1846, e com a ajuda de João Borel, fundou o oratório de São Francisco de Sales.
Nessa época, a cidade de Turim estava no limiar da revolução industrial e, como resultado, havia muitos desafios e problemas, especialmente para os jovens. Dotado de poder para educar e liderar, Dom Bosco formulou um sistema educativo baseado na razão, na religião e na bondade. Apesar das críticas e dos ataques violentos anticlericais, ele fundou oficinas para os comerciantes e trabalhadores, escolas de ciências para os jovens trabalhadores e escolas de artes para os que se preparavam para o sacerdócio. Em 1868 havia 800 alunos envolvidos nesse sistema educacional. Para garantir a continuidade de sua obra, Dom Bosco fundou a Sociedade de São Francisco de Sales (Salesianos), que foi aprovada em 1869. Além disso, com a ajuda da irmã Maria Domenica Mazzarello, fundou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora.
Em 1875 iniciou-se uma onda de emigração para a América Latina, que motivou a inauguração do apostolado missionário salesiano. Dom Bosco tornou-se um viajante por toda Europa, buscando fundos para as missões. Alguns dos relatórios se referiam a ele como "o novo São Vicente de Paulo". Ele também encontrou tempo para escrever panfletos catequéticos populares, que foram distribuídos por toda a Itália, assim como seu Boletim Salesiano. Esse grande apóstolo da juventude morreu em 31 de janeiro de 1934. O Papa João Paulo II o nomeou "mestre e pai dos jovens".
Conheça a oração do padroeiro da juventude
"Oh, Dom Bosco Santo, que com tão grande amor e zelo cultivastes as múltiplas formas de ação católica que hoje florescem na Igreja, concedei a suas associações o maior progresso e desenvolvimento. Redobrai, em todos os corações, a devoção à Santíssima Eucaristia e a Maria Auxiliadora dos cristãos.
Acrescentai neles o amor ao Papa, o zelo pela propagação da fé, um solícito esmero pela educação da juventude e grandes entusiasmos para suscitar novas vocações sacerdotais, religiosas e missionárias. Fazei que, em cada uma das nações, fomente-se e inicie a guerra contra a blasfêmia, o mal falar e a imprensa ímpia; fazendo surgir em todas as partes novos cooperadores para as diversas formas de apostolado recomendadas pelo Vigário de Cristo.
Infundi em todos os corações católicos a chama de vosso zelo, para que, vivendo em caridade difusiva, possam, ao fim de suas vidas, recolher o fruto das muitas obras boas praticadas durante ela."
Rezar um Pai-Nosso, Deus te salve e Glória.