Dia de São Roque: conheça a história e a oração do santo protetor
Hoje, 16 de Agosto, celebra-se o Dia de São Roque. Pois é, nascido em Montpellier, atual França, em 1295, o santo era de família nobre. Além disso, seu nascimento resultou-se de muita devoção à Nossa Senhora. Afinal, Libéria, mãe de Roque e já em idade avançada, era devota de Nossa Senhora e dedicava suas orações […]
Hoje, 16 de Agosto, celebra-se o Dia de São Roque. Pois é, nascido em Montpellier, atual França, em 1295, o santo era de família nobre. Além disso, seu nascimento resultou-se de muita devoção à Nossa Senhora. Afinal, Libéria, mãe de Roque e já em idade avançada, era devota de Nossa Senhora e dedicava suas orações à graça de ter um filho. Por isso, em gratidão às bênçãos da Santa, Libéria dedicou-se à educação de Roque, desse modo, ensinando a devoção da Virgem Santíssima.
História de São Roque
Roque ficou órfão dos pais ainda na adolescência, assim herdando uma grande fortuna. No entanto, todas as lições cristãs aprendidas durante sua criação, o santo escolheu viver na pobreza, seguindo os passos de Cristo, de tal forma que seu desejo era repartir os bens entre os pobres. Seu desejo não se realizou devido a pouca idade, assim confiou tido a um tio e foi para Roma, se tornando um peregrino que assistia aos doentes durante a peste na Europa.
Foi com esses atos que Roque ganhou a fama de santidade. São Roque peregrinou por toda a Itália setentrional, onde encontrou um vasto campo de ação junto aos doentes incuráveis. Certo dia, São Roque notou que também estava contaminado com a peste. Sua decisão foi se refugiar em um bosque. Sozinho, o santo foi amparado por Deus. Encontrado por um cachorro, o animal levava alimento todos os dias ao doente. Por isso, representa-se São Roque com um cachorro ou como um peregrino usando capa, chapéu, botas e, às vezes, segurando um cajado. Como protetor dos cães, mostra-se ele com o cachorro lambendo suas feridas.
Consagração do Dia de São Roque
No Concílio de Constance, a praga ainda ameaçava a população. Os dirigentes pediram a proteção e a intercessão de São Roque e a praga acabou. Assim, sua canonização e seu culto aprovaram-se rapidamente. As relíquias de São Roque foram levadas para Veneza. Ele é reverenciado e invocado na França e na Itália como protetor contra doenças e pragas.
O culto foi reconhecido pelo papa Gregória XIII, consagrando 16 de Agosto como Dia de São Roque. As relíquias do santo são encontradas na Veneza, Itália, sendo considerado o santo Protetor contra as Pestes. No Brasil, na cidade de São Roque, interior de São Paulo, encontra-se a principal Igreja consagrada ao Santo.
Oração a São Roque
"São Roque, que vos dedicastes com todo o amor aos doentes contagiados pela peste, embora também a tenhais contraído, daí-nos paciência no sofrimento e na dor. São Roque, protegei não só a mim, mas também aos meus irmãos e irmãs, livrando-nos das doenças infecciosas. Por isso, hoje, rezo especialmente por uma pessoa muito querida (dizer o nome da pessoa), para que fique livre do seu mal. Enquanto eu estiver em condições de me dedicar aos meus irmãos, proponho-me ajuda-los em suas reais necessidades, aliviando um pouco o seu sofrimento. São Roque, abençoai os médicos, fortalecei os enfermeiros e atendentes dos hospitais e defendei a todos da doenças e dos perigos. Amém."