Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Doce ou travessura? Saiba o significado da noite mais mágica do ano

O Halloween, ou Samhain, celebra o ano novo dos celtas. Entenda os significados por trás da noite mais mágica do ano

30 out 2024 - 14h05
Compartilhar
Exibir comentários

Considerada uma das celebrações mais importantes do calendário celta, o Samhain (Halloween) é um ritual muito comum aos antigos politeístas. Essa celebração marcava a passagem de ano celta e tinha a duração de 3 dias com início em 31 de Outubro. Para esses povos, durante esse período, o portal que separa o mundo espiritual do mundo físico era aberto e com isso o espírito dos mortos poderiam vagar livremente e possuir o corpo dos vivos. Por isso, era necessário se fantasiar de criaturas sombrias e monstros para assim poderem transitar livremente entre esses espíritos sem ser notados. Conheça mais sobre a noite mais mágica do ano!

Entenda como surgiu a tradição do Halloween
Entenda como surgiu a tradição do Halloween
Foto: Shutterstock / João Bidu

Halloween: a noite mais mágica do ano

Durante a noite mais mágica do ano, fogueiras eram acessas na tentativa de afugentar os espíritos. Além disso, um grande banquete era oferecido em homenagem aos mortos. Pedidos eram feitos e era uma boa noite para se comunicar com os entes queridos que já não fazem parte deste mundo.

Na tentativa de banir está festa pagã, a Igreja nomeia indiretamente a celebração como "Dia das Bruxas" um ato para indicar que tal celebração era demoníaca. Afinal, na Idade Média, adeptos da bruxaria e do antigo culto a deusa eram julgados e queimados na fogueira da Santa Inquisição.

A celebração e a Igreja Católica

A Igreja tinha grande poder e com isso o dia 31 de outubro, a noite mais mágica do ano, deixou de ser celebrado como Samhain e se tornou o "Dia de Todos os Santos" que anteriormente era celebrado no dia 13 de maio, tudo isso numa tentativa de afastar o carácter pagão da festa.

Essa celebração se tornou uma grande festa popular. O nome halloween surge nas ilhas britânicas. O termo deriva de All Hallows' Eve, que significa "véspera do Dia de Todos os Santos". Ao chegar nos estados unidos no século XIX trazidos pelos irlandeses se torna uma grande febre, crianças andam fantasiadas pelo bairro batendo de porta em porta pedindo doces e dizendo "gostosuras ou travessuras". 

A noite mais mágica do ano no Brasil

No Brasil está celebração cresce mais a cada dia, porém, a celebração de uma festa "americanizada" não foi bem aceita por algumas pessoas. Por isso, em 2003, a Lei nº 2.762, determina o dia 31 de outubro como o Dia do Saci. A ideia é exaltar e celebrar o folclore brasileiro.

Dia das Bruxas

A noite mais mágica do ano continua pulsante na religião e na filosofia da Bruxaria em todo o mundo. Desse modo, se acredita que uma grande parte da estrutura mágica e histórica da bruxaria tenha surgido com os antigos celtas e Samhain faz parte dos principais rituais no calendário de bruxas e magos. Por isso, essa data continua sendo celebrada como o ano novo por algumas tradições.

Uma noite mágica e cheia de mistérios em que a renovação é celebrada, o agradecimento aos antepassados é presente, um grande caldeirão é acesso para afugentar os maus espíritos e um lindo banquete é feito. Agradecer pelas colheitas é muito importante neste ritual e também fazer pedidos de amor, felicidade e saúde para o novo ano.

Samhain

Você deseja celebrar o Samhain? Existe uma forma simples de se conectar com está data tão importante. Deixo aqui um ritual de agradecimento e abertura de caminhos que deve ser realizado entre o dia 31 de Outubro a 2 de Novembro.

Ritual para a noite mais mágica do ano

Antes de iniciar, escreva em uma folha de sulfite tudo o que deseja banir de sua vida, como, por exemplo: a tristeza e a solidão. Em outra folha, escreva tudo o que deseja atrair, por exemplo: amor, saúde e felicidade. Para iniciar, tome um bom banho de ervas. Depois, coloque uma roupa confortável, dê preferência a preto, branco, roxo, vermelho ou lilás, coloque uma boa música instrumental.

Agora, em um jardim ou num local especial em sua casa, monte um simples altar. Coloque sob ele um tecido da cor de sua preferência. Então, faça um círculo com as ervas secas pedindo a mãe terra que crie naquele local um espaço de poder e magia, peça proteção aos espíritos da terra.

Então, acenda uma vela branca, coloque num castiçal dentro do círculo de ervas. Depois, peça aos Deuses em que acredita que ilumine com proteção o seu lar e sua família. Em seguida, acenda um incenso de sua preferência, coloque num incensário dentro do círculo de ervas e peça bons pensamentos e equilíbrio mental aos espíritos do ar.

Pegue na mão direita um cálice com água ou vinho e se lembre de um momento muito feliz que viveu durante este ano. Celebre tomando um gole do líquido e, em seguida, o coloque dentro do círculo de ervas.

Continuando o ritual

Agora, pegue o papel com os pedidos e coloque no centro do círculo de ervas, em cima dos pedidos coloque um prato branco com frutas e pães.

Depois, medite por alguns minutos. Agradeça aos deuses pelos momentos bons e ruins do ano que passou. Peça aos deuses o corte e a purificação das más energias, se possível queime o papel em que está escrito o que deseja banir de forma que as cinzas caiam fora de seu círculo. Utilize um prato ou caldeirão para conter as chamas.

Em seguida, agradeça aos deuses pelas boas colheitas, peça renovação e abertura de caminhos. Peça também iluminação e sabedoria. Agora, medite e visualize por alguns minutos o que deseja para o novo ano. Além disso, peça a sabedoria aos seus entes queridos que já partiram e agradeça aos seus antepassados por todo o conhecimento deixado a você através dos tempos. Ofereça a eles as frutas e os pães como forma de agradecimento.

Sendo assim, cante, dance e agradeça por esse momento, use o tempo que for necessário.

Assim que terminar, agradeça a proteção dos quatro elementos. Agradeça e libere a presença dos seus antepassados e encerre o ritual colocando numa panela ou caldeirão as ervas do altar. Por fim, os pedidos que estavam debaixo do prato de pães e frutas, o resto do incenso e use a vela para queimar tudo. Coloque a vela lá dentro para queimar também.

João Bidu
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade