Entenda como o Ás de Copas, do tarot, pode nos ensinar além do amor
O que realmente entendemos sobre o amor? Certamente você já deve ter escutado ou lido aquele versículo bíblico que diz: "O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha…O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta". Vamos a um pequeno exercício: Quando se fala de amor, […]
O que realmente entendemos sobre o amor? Certamente você já deve ter escutado ou lido aquele versículo bíblico que diz: "O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha…O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta". Vamos a um pequeno exercício: Quando se fala de amor, qual o primeiro pensamento que vem em sua mente? Um relacionamento romântico feliz? Harmonia em família? Amor ao pet e aos amigos? As possibilidades podem se estender, mas agora trago a reflexão, em qual posição você pensou em si mesma? No tarot, a carta Ás de Copas vem nos ajudar muito com esse assunto.
Todas as canções de amor
Falar de amor próprio pode parecer clichê para alguns, de todas as letras de músicas relacionadas ao amor, é extremamente difícil encontrar uma que fale sobre o amor como algo que não é projetado a alguém, algo relacionada somente a nós, que promove um estado de paz, contemplação e auto satisfação com a vida. Sempre temos como referência um alguém, até mesmo nas poesias.
Voltando um pouco naquele versículo, analisando-o por completo, é de se pensar: onde é que podemos compreender que o amor é essa projeção que insistimos em fazer? Ao ler com atenção, nós podemos facilmente perceber que o amor está relacionado a tantos outros sentimentos que só dizem respeito a nós, como a paciência, bondade, inveja, rancor, injustiça.
É por isso que quando a pessoa vai embora, o amor fica. Porque ele é só nosso e aí sim, entramos na dinâmica de evitar que o nosso amor vá embora, se transforme em todos os sentimentos destrutivos listados acima que amarguraram a nossa alma. E é nesta temática que entendemos melhor o Ás de Copas.
Mas, afinal, o amor é uma emoção?
Eis aqui uma questão que deixa dúvida até mesmo nos estudiosos da psicologia humana: O amor é uma emoção? Alguns dizem que existem 5 principais emoções universais: Medo, Raiva, Alegria, Nojo, Tristeza. Outros dizem que são 6, incluindo nesse pacote a Surpresa. Elas são transmitidas como parte de nosso processo evolutivo, trazendo vantagens de sobrevivência.
Energia universal
Acontece que, em nenhuma das listas, encontramos o amor. Simplesmente porque ele é o resultado da soma de tantos comportamentos e atitudes e que também recebemos de outras pessoas, que produzem em nós emoções universais. Quando em equilíbrio, principalmente na fase de gestação e na infância, crescemos pessoas psicologicamente saudáveis, já no caso de falhas podem gerar consequências patológicas ou caso em excesso, impede a autonomia.
Ás de Copas
No tarot, os Arcanos menores representam o desdobramento das energias apresentadas nos Arcanos maiores e para isso, é preciso haver um agente, no caso, nós. Devido à sua fluidez, as emoções humanas estão relacionadas com a água, e por isso no Naipe de Copas, estamos falando sobre o mundo das emoções, os sentimentos humanos.
A energia pitagórica do número 01 representa o princípio de tudo - ele é o modelo original de todos os outros números unidos integralmente. É o princípio de toda a multidão, produz nada além de si mesmo e é indivisível. As ideias expressas pelo Ás de Copas e seus símbolos são muito amplas e a simbologia do deck pode auxiliar ou dificultar a disseminação delas. Nos decks mais tradicionais, vemos uma mão direita trazendo uma taça, dela jorra veios de água tal como uma fonte.
Novas oportunidades
A mão direita é a representação da ação do universo ou Deus, que traz uma nova oportunidade. Já a taça transbordando representa a fonte da vida, as emoções que transbordam. Vemos ainda uma pomba branca, símbolo da paz, pureza e serenidade. Em algumas cartas podemos ver essa pomba carregando uma hóstia e na taça gravada a letra W, fazendo referência a palavra wine "vinho". Simbolizando o batismo, uma nova vida, uma renovação espiritual para nós.
Será possível preservar essa mensagem diante de uma desilusão? Afinal, ainda que o "amor" vá embora, dentro de nós ele permanece.
Texto: Felipe Bezerra é Tarólogo, Astrólogo e Terapeuta Holístico na Origem Therapias.