Entenda mais a importância das velas na magia
Descubra o significado e a importância das velas na magia. Conheça suas origens, cores, usos e como potencializar energias com esse objeto.
Utilizada como adorno ou simplesmente para suprir a falta de energia elétrica, a vela é muito utilizada na atualidade, porém há muita história, mistério e magia por trás deste simples objeto, sendo um dos artefatos mais antigos do mundo.,
O uso de velas
No período paleolítico tudo era a escuridão, após a descoberta do fogo o homem utiliza do poder de sua chama para iluminar as noites sombrias, para aquecer, afastar os animais e trazer conforto para sua família. A chama sempre foi vista como um símbolo de iluminação e direcionamento, a caça noturna era conduzida por tochas, o contato com os espíritos da natureza, as reuniões e a comunhão com a fé era feita em volta de uma fogueira, símbolo da iluminação e proteção divina.
Por meio de pinturas rupestres datadas aproximadamente em 50.000 anos a.C., foi constatado que as velas eram utilizadas por nossos antepassados e que sua base era feita de gordura animal e seu pavio de fibras vegetais secas.
A primeira referência do formato da vela que conhecemos atualmente foi no século X a.C., através de textos bíblicos e descobertas arqueológicas no antigo Egito, onde se encontraram velas em formato de bastão.
Na idade média as velas serviam para iluminar igrejas, mosteiros e salões. Como sabemos, nesse período as bruxas sofriam com o início da inquisição, período no qual a vela era utilizada para afastar a bruxaria e proteger os rebanhos. Até então, as velas ainda eram feitas de sebo animal, porém, devido ao mau cheiro, logo começaram a perder o seu valor. Neste momento surge a ideia de utilizar a cera de abelha para poder confeccionar, mas, devido à dificuldade em conseguir essa matéria-prima, as velas se tornaram muito caras. Podemos dizer que vem daí a ideia da "vela de mel" que tanto utilizamos na magia.
Na Europa a vela era tida como um acessório de luxo e requinte, pois iluminava os grandes banquetes e a reunião das grandes elites, por isso foi considerada como algo totalmente lucrativo, mas mesmo com o valor elevado, foram contabilizados 71 fabricantes de velas na França no ano de 1292. Devido à iluminação a gás (que surgiu no século XVI), a vela deixou de ser comercializada para iluminação de ambientes e seu uso neste momento se tornou somente religioso.
Como a vela era produzida
O químico francês Michel Eugene Chevreul descobriu em 1811 que o sebo era formado por 2 ácidos gordos que eram ligados a glicerina, sendo assim retirou do sebo a matéria chamada "estearina" que era mais dura e resistente e que permitia que a vela durasse mais e com uma luz mais clara e forte. Com esta descoberta a vela se tornou mais acessível e começou a ser utilizada por pessoas de baixa renda que não tinham condições financeiras para aderir ao gás.
Em 1825 foram melhorados os pavios, que deixaram de ser de algodão e passaram a ser de fio enrolado, o que dava uma melhor uniformidade a chama. Em 1830, graças ao petróleo, surgiu o derivado mais conhecido da composição atual: a parafina e em 1854, se uniu estearina à parafina, criando-se assim a vela que utilizamos até hoje.
A vela hoje
Hoje, na maioria das religiões e filosofias espirituais temos a vela como artefato muito importante, sua função é iluminar o caminho e direcionar as nossas preces ao sagrado.
Na magia, o elemento fogo possui grande poder, em sua principal função está a transformação, transmutação e potencialização. O fogo é movimento, ação e construção, estar em contato com esse elemento é ativar o seu poder para que as coisas aconteçam, para criarem forma.
Baseado na ideia de que cada vibração, como; o amor, a saúde e tranquilidade possui uma cor, a cromoterapia utiliza da vibração da cor para a atração de uma determinada energia, podemos dizer que ao misturar na matéria-prima da vela uma cor por meio de pigmentação, entende-se que ao acender essa vela, ativamos o poder do elemento fogo, ou seja, damos ação àquela determinada cor, então acendemos uma vela azul-claro para atrair e ativar o poder da tranquilidade(sua função) por exemplo.
Utilizando desta ideia, a vela se torna um importante instrumento de captação energética e de ampliação vibracional, cada cor traz um significado que pode ser ativado e direcionado através do elemento fogo contido no pavio.
Na magia, a vela é utilizada para representar, por exemplo, ciclos lunares, a vibração de Deus ou simplesmente o poder de uma intenção. Na religião afro ou na Umbanda, cada vela possui uma cor destinada a um orixá. Cada orixá, baseado em sua influência e ponto vibracional, possui uma vibração, e ao acender esta vela invocamos a presença e o poder dessas divindades.
Cores e significados
Para que o seu ritual, prece ou objetivo seja alcançado e potencializado nada melhor do que utilizar o poder de uma vela, por isso, deixo aqui algumas cores e seus significados.
- Azul: harmonia, luz, paz, saúde e bons sonhos.
- Branca: utilizada como cor "coringa" em rituais nos quais não se sabe qual cor de vela utilizar.
- Amarela: usada para rituais de ação, prosperidade, inspiração, aprendizagem e concentração.
- Dourada: representa o ouro e a imagem masculina de Deus, representa o brilho do sol, utilizada para atrair sucesso.
- Laranja: usada em rituais para atrair energia e alegria, sucesso profissional e a criatividade.
- Marrom: usada em rituais de estabilidade e força material, para atrair poder de decisão e resolver problemas judiciais.
- Verde: usada em rituais para atrair a cura, crescimento, abundância, sorte, prosperidade, sorte e dinheiro.
- Vermelha: usada em rituais que envolvem amor, fertilidade, paixão, potência sexual, energia, coragem e vontade.
- Rosa: usada em rituais de amor incondicional e pureza, pode ser utilizada para harmonia amorosa e amizade.
- Lilás: usada em rituais de adivinhação, purificação, quebra de má sorte, contato com entidades e transmutação.
- Preto: proteção e desdobramento de energias, libertação, afasta mau-olhado e repeli magia negra, ótima para proteção.
- Índigo: usada em rituais de meditação, para alcançar maior concentração, neutraliza magias lançadas por outras pessoas.
- Prata: usada em rituais para se conectar à grande mãe, ampliar a intuição. Esta cor representa a energia da lua e do feminino.
Curiosidades
- Os povos antigos acreditavam que a chama das velas, quando observada fixamente, permitia ver deuses e espíritos ou mesmo prever o futuro.
- As velas foram usadas para medir tempo, devido à sua combustão cadenciada, sabendo-se que a dinastia chinesa Song usava "relógios" de velas.
- Antigamente, os entes queridos eram velados dentro de casa, era o único momento em que velas eram acendidas para direcionar o espírito dos mortos e é baseado nesta ideia que os antigos dizem que velas não podem ser acesas dentro de casa, na ideia de que isso atrairia a presença dos mortos. A vela pode ser acendida dentro de casa, desde que intencionada.
- A prática de acender uma vela é um ritual, que possui começo, meio e fim, por isso, não devemos apagar a vela durante um processo religioso, ela precisa queimar até o fim, caso contrário, estamos rompendo o ciclo vibracional.
- Na magia, a chama da vela é protegida e conduzida por espíritos femininos chamados de salamandras, elas podem ser vistas dançando na chama da vela, são vibrações poderosas que precisam ser principalmente respeitadas, caso contrário, uma simples vela pode se tornar um incêndio.
- Caso sua vela chore muito, é possível identificar uma mensagem através do formato deixado pela cera derretida, uma informação oracular, esta prática é chamada de ceromancia.
Utilize o poder da vela com sabedoria, direcione bem o seu pedido, reze, se conecte e terá uma grande aliada em seu processo mágico de realização.