13 de maio: aprenda duas orações de sabedoria da Umbanda
Sabedoria é para poucos. Quanto mais experiência de vida, conhecimento, acertos e erros que uma pessoa tem, mais ela vai ganhando e vivendo sua sabedoria.
Por isto que é normal até hoje os jovens ou menos experientes consultar os mais velhos e sábios. Não precisa ser um ancião, mas os mais velhos têm uma visão mais calma e sábia da vida. Mas é preciso ter harmonia e humildade.
Um exemplo vivo desta sabedoria e experiência no trabalho de orientar o próximo ocorre nas giras de Pretos Velhas em um Centro de Umbanda, onde a caridade e igualdade é pregada segundo princípios cristãos. A própria energia que envolve estes trabalhos espirituais é mais calma, harmônica, leves e bela. Paciência e sabedoria são as palavras chaves destas entidades que sempre vêm com uma palavra de amor e uma orientação para mostrar que a “luz no fim do túnel” para os mais desesperados.
Pretos Velhos e Pretas Velhas são entidades ou espíritos que se apresentam em corpo fluídico de velhos africanos que viveram nas senzalas e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro. São sábios, ternos e pacientes em suas orientações. De coração dão o amor, a fé e a esperança aos "seus filhos".São entidades de luz que tiveram pela sua idade avançada, o poder e o segredo da sabedoria, apesar da rudeza do cativeiro demonstram fé para suportar as amarguras da vida, consequentemente são espíritos guias de elevada sabedoria, trazendo esperança e quietude aos anseios da pessoa ou consulente que os procuram para amenizar suas dores.
As principais características e atributos aos Pretos e Pretas Velha são os mais amplos possíveis. São mandingueiros poderosos, com seu olhar perscrutador sentado em seu banquinho, fumando seu cachimbo, benzendo com seu ramo de arruda, rezando com seu terço e aspergindo sua água fluidificada, demandam contra o baixo astral e suas baforadas são para limpeza e harmonização das vibrações de seus médiuns e de consulentes.
Devido à elevação espiritual de tais entidades, é o conselho e a orientação aos consulentes, são uma pai ou mãe que procuram aliviar as dores da alma e corpo.
Esses espíritos, preparados, amadurecidos no tempo e no espaço ao longo de centenas de milhares de encarnações, assumem a forma perisspiritual de um pai velho negro, com o intuito de orientar e ensinar os reais valores da verdadeira vida. Sabedoria, simplicidade, humildade, caridade, evolução, seriedade, paciência, calma e ponderação são qualidades, atributos psicológicos que vos remetem ao ancião, sábio e profundo conhecedor dos mistérios do espírito.
Na Umband,a os Pretos velhos são homenageados no dia 13 de maio, data que foi assinada a Lei Áurea, a abolição da escravatura no Brasil.
Para quem deseja a força, sabedoria e proteção dos Pretos e Pretas Velhas, segue abaixo duas orações para fazer sempre que precisarem.
ORAÇÃO AOS PRETOS VELHOS
“Senhor, Nosso Pai, que sois o Poder, a Bondade, a Misericórdia, olhai por aqueles que acreditam em Vós e esperam por vossa bondade, poder e misericórdia. Dá Pai, aos que vacilam ao Vosso Poder, na Vossa Misericórdia e Bondade, a clareza de pensamento e abri-lhes, Senhor, os olhos para que pratiquem sempre o bem, a caridade para com os outros dentro da humildade de Vossa Sabedoria, reconhecendo assim a Vossa Existência, Poder e Misericórdia, bem assim, o Vosso Reino. Senhor, perdoa aqueles que a escuridão ainda não deixou ver os erros cometidos na sua passagem terrena. Dá, Senhor, a eles que sofrem a luz de Seu imenso Amor e da Sua Sabedoria.
Que a sua luz nos ilumine neste mundo e em outros que ainda desconhecemos, e em todos os lugares por onde passarmos nos proteja. Oh ! Meu Pai Santíssimo !! A nós pecadores, aceita o nosso arrependimento dos erros que temos cometido. Pai, pela sua sagrada bondade e paixão, consenti que caminhe até vós pelo caminho da perfeição. Dá Senhor, orientação perfeita no caminho da virtude, único caminho pelo qual devemos trilhar. Misericórdia aos nossos inimigos. Perdão a todos os nossos erros, e que Vossa Bondade não nos falte hoje e sempre… Amém”.
PRECE AOS PRETOS VELHOS
Louvados sejam todos os pretos-velhos.
Louvados sejais vós que formais o santíssimo rosário da Virgem Maria.
Santas Almas Benditas, protetoras de todos aqueles que se encontra em
aflição. A vós recorremos espíritos puros pelos sofrimentos, grandiosos pela
humildade e bem aventurados pelo amor que irradiam, socorre-me, pois
encontro-me em aflição.
Concedam-me meus bondosos pretos-velhos a graça de (pede-se a graça
que deseja alcançar) através da vossa intercessão junto a Santa Virgem
Maria, santíssima mãe de Deus e de todos nós.
Dai-me meus pretos-velhos um pouco de vossa humildade, de vosso
amor, e de vossa pureza de pensamentos, para que possa cumprir a minha
missão na Terra, seguindo todos os vossos exemplos de bondade.
Louvadas sejam todas as Santas Almas Benditas.
Tenham piedade de nós.
Assim seja.
Ficou com dúvida? Quer saber mais sobre o trabalho de Franco Guizzetti? Orientação Pessoal, Feng Shui e Coaching Holístico? Entre em contato com ele: clique aqui.
Siga nas Redes Sociais: https://www.facebook.com/franco.guizzetti.9