Aprenda a fazer defumação na sua casa e livre-se de más energias
Conheça essa poderosa técnica mística e o aroma que melhor te ajudará para cada necessidade
Uma das maneiras mais antigas de afastar maus espíritos e atrair boas vibrações é aprendendo como defumar a casa com ervas aromáticas. A maioria das religiões usa a técnica para purificar os ambientes, despertando o que há de melhor em cada canto.
Um dos presentes recebidos por Jesus ao nascer foi justamente a mirra, essência muito usada em rituais até hoje. Mas não é apenas para isso que a defumação é feita. O método contribui para a harmonia e o equilíbrio no lugar em que é realizada.
Como defumar a casa
O ritual mais tradicional da defumação utiliza um incensório, que pode ser adquirido em lojas especializadas em produtos místicos e religiosos. Dentro são colocadas brasas e sobre elas são jogadas as ervas para queimar diretamente, liberando uma energia mais "pura".
Mas a manipulação pode ser perigosa, por isso, tome muito cuidado para não se machucar. Uma maneira mais prática é comprar defumadores feitos a partir da essência das ervas ou flores ou incensos já prontos. O valor místico não se altera e é bem mais seguro.
Os aromas e seus poderes
As ervas ou os defumadores devem ser escolhidos não só pelo perfume que possuem, mas, principalmente, pela função espiritual de cada um(a). As opções são bem variadas, então, conheça algumas das principais.
- Alecrim e cardo santo: espantam inveja e olho-gordo.
- Benjoim, beladona, cascas de alho, canela, folhas de fumo e mirra: purificam o ambiente contra más vibrações e espíritos negativos.
- Folhas de bambu: contra "vampiros" astrais (pessoas que sugam a boa energia do ambiente).
- Guiné: barra todo e qualquer mal-feito.
- Arruda: desfaz trabalhos e feitiços.
- Abre-caminhos e levante: atraem bons fluidos, força e liderança.
- Alfazema e macela: acalmam, atraem boas amizades e protegem o lar.
- Anis estrelado: chama a boa sorte e as energias positivas.
- Cedro: eleva as preces e orações e invoca as forças positivas.
- Cravo-da-índia: protege contra as más intenções alheias.
- Eucalipto: favorece a saúde.
- Lavanda: serve como escudo protetor contra todos os males.
- Manjericão e sândalo: trazem amor e espiritualidade positiva para o seu lar.
- Rosa-branca: atrai paz e harmonia.
Cuidados essenciais
Antes de iniciar a defumação, afaste de sua mente os pensamentos negativos. Faça uma oração para o santo ou a entidade de sua devoção. Também evite queimar juntas as ervas com intenções diferentes, como uma para purificação e outra para abrir caminhos.
Sempre que possível, após a defumação, jogue as cinzas em um local distante da sua casa. Se não der, coloque no lixo para elas irem pra bem longe. E lembre-se: faça sempre que puder uma defumação, pois seus efeitos não são eternos e as más energias podem voltar a qualquer momento.