Dia de São Justino: aprenda uma oração e conheça a história do filósofo que virou padre
São Justino, em vida, foi um filósofo que se converteu aos ensinamentos da Igreja Católica e, assim, se tornou um dos primeiros padres
Neste sábado (1º), é celebrado o dia de São Justino. Por isso, trouxemos a história dele para você conhecer mais um pouco desta figura católica.
Do nascimento à formação
Justino nasceu no ano 103, na Palestina, época em que a religião católica estava consolidando-se. Mais tarde, estudou em uma das melhores escolas e formou-se em filosofia, com especialização em Platão. Um dia, ele decidiu ir viver na solidão. Nesta época, se encontrou com um senhor que falou do Evangelho e a vida de Jesus.
Um dos primeiros padres
Depois de ter vivenciado uma perseguição aos cristãos, decidiu se converter. No ano 130, foi batizado e tornou-se um dos primeiros padres da Igreja Católica. Como era muito culto, passou a evangelizar. Justino era, então, um missionário filósofo.
Como sabia escrever, deixou livros importantes que ainda estão presentes na catequese e na Igreja Católica. Ele conseguiu converter muitas pessoas influentes e, por isso, ganhou muitos inimigos com o tempo, entre eles, os filósofos Trifão e Crescêncio.
O segundo acabou sendo humilhado pelos argumentos de Justino e prometeu se vingar. Com isso, o denunciou ao imperador Marco Aurélio, o que acabou o levando ao julgamento. O final da história? Ele acabou flagelado e decapitado.
Oração a São Justino
Confira a prece para São Justino abaixo:
"Ó Deus, que destes ao mártir São Justino um profundo conhecimento de Cristo pela loucura da cruz, concedei-nos, por sua intercessão, repelir os erros que nos cercam e permanecer firmes na fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém".