Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Eleições 2024
Acompanhe a repercussão do 1º turno e a expectativa para o 2º turno

Tarot dos Orixás: conheça o tarot afro-brasileiro

Franco Guizzetti explica as origens do oráculo que mais se difunde em todo o Brasil

3 nov 2022 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários

Quem nunca passou por uma consulta de tarot na vida ou quis passar levante a mão agora? Muita gente já passou por um atendimento para saber sobre a sua sorte no amor, finanças, traição ou para saber sobre o futuro. Quando se menciona o tarot, a primeira coisa que vem a nossa mente é um jogo de cartas com imagens enigmáticas que um vidente usa para ver nosso futuro e passado, e fazer previsões.

Para muitos o tarot é um óraculo que o tarólogo usa para responder as perguntas que fazemos sobre nossa saúde, vida profissional, amorosa, financeira e espiritual. A consulta pode ajudar a esclarecer dúvidas e muitas vezes atuar como uma forma de 'terapia' na qual é possível desabafar com o tarólogo sobre os medos e incertezas.

O que é o tarot afinal? É um conjunto de 78 cartas chamadas de arcanos (arcano = mistério, segredo). Os arcanos estão divididos em dois grupos: os 22 arcanos maiores e os 56 arcanos menores. Os arcanos maiores são 22 imagens arquetípicas da sociedade e do imaginário universal. As cartas "A Morte", "O Mago", "O Imperador", "O Papa" e "A Roda da Fortuna", por exemplo, exprimem ideias, forças e grandes possibilidades que a vida oferece.

Já os arcanos menores são as formas que complementam os maiores, cujo número de 56 cartas se distribui em quatro naipes ou reinos bastante conhecidos: Ouros, espadas, copas e p aus. Em geral representam a sociedade da época medieval e atributos como amor, riquezas, conflitos e trabalho.

Na minha opinião como Tarólogo, com experiência de mais de 40 anos, os arcanos maiores são o verdadeiro Tarot, o que se consulta e estuda com profundidade. A simbologia e arquétipos deste grupo de cartas aparece em milhares de histórias e lendas de muitas civilizações e épocas diferentes.

O tarot é um baralho usado como oráculo esotérico
O tarot é um baralho usado como oráculo esotérico
Foto: Edz Norton/Unsplash

O Tarot de Marselha é base de todos novos tarôs modernos. Para se criar um novo oráculo cada carta é associado a um novo arquétipo moderno. O exemplo mais claro é o tarot mitológico que usa os deuses gregos em cada um dos 22 arcanos maiores. Por exemplo, a carta 7 no Tarot de Marselha é representada pelo "O Carro de Combate", já no Tarot Mitológico ela passa a ser o "  Ares, o deus da Guerra", o que agrega novas possibilidades de interpretações. 

O Tarot Afro-Brasileiro ou Tarto dos Orixás foi criado nos anos 90 pela autora Eneida Duarte Gaspar. Cada  um dos 22 arcanos maiores esta associado a um orixá da Umbanda e do Candomblé. Conheça as as cartas:  

1 – Orixá Ossaim: Está associado a carta do Mago. Ossain é o orixá das plantas sagradas e milagrosas. Só ele possui os segredos das ervas para curas e magia.

2 – Orixá Nanã: Está associado a carta da Papisa. Nanã é a grande mãe e avó. E a senhora da sabedoria, é a mais velha entre as orixás femininas. Seus cultos e celebrações são ancestrais. É a guardiã do segredo da vida e da morte. Elemento dela e rios e agua barrenta.

3 – Orixá Iemanjá: Está associado a carta da Imperatriz. Senhora dos mares, Iemanjá é a Rainha do Mar, protetor dospescadores e outra grande mãe dos orixás.

4 – Orixá Xangô: Está associado a carta da Imperador. Xangô é o orixá da justiça, das leis, dos raios e do trovão. Possui um machado de duas faces, que protege seus filhos das injustiças e traz a lei do retorno para quem pratica o mal.

5 – Orixá Oxalá: Está associado a carta do Papa. Oxalá e nosso pai maior. Orixá da Paz, Amor e Justiça Universal. Tem sincretismo com Jesus Cristo. Representa as energias da criação da natureza e personifica o céu.

6 – Orixá Oxóssi: Está associado a carta dos Enamorados. Oxóssi que reina nas matas, protetor dos animais e floresta. Ele e um guerreiro e caçador muito inteligente.

7 – Orixá Ogum: Está associado a carta do Carro. Ogum é o orixá guerreiro, conhecido pela sua coragem, justiça e força. Padroeiro da tecnologia e conhecimento. Sincretismo com São Jorge.

8 – Orixá Obá: Está associado a carta da Justiça. Obá é representa as águas revoltas dos rios, as pororocas, as águas fortes e as quedas. Junto com Xangô rege as leis a Justiça.

9 – Orixá Obaluaê: Está associado a carta do Ermitão. Omolu e Obaluaê, e o orixá da doença e morte com Omolu, da cura e da vida com Obaluaê. Representa ciclos da vida.

10 – Orixá Orumilá/Ifá: Está associado a carta da Roda da Fortuna. É o “Chefe Conselheiro” dos orixás. Guardião da sabedoria do Ifá, o livro sagrado, Orunmilá é um dos mais prestigiados orixás. Ele conhece e vigia o destino de todos.

11 – Orixá Iansã: Está associado a carta da Força. Iansã é a guerreira mais valente das Yabás (Orixás mulheres) com temperamento forte e personalidade marcante. Orixá dos ventos, furacões e tempestades.

12 – Orixá Logum-Edé: Está associado a carta do Enforcado. Orixá filho de Oxossi com Oxum. Grande caçador e guerreiro. Enfrenta e vence todos os desafios.

13 – Orixá Baba Egum: Está associado a carta da Morte. Baba Egum não um orixá. É um culto as ancestrais já falecidos. Representa a morte e a vida pós-morte.

14 – Orixá Oxumarê: Está associado a carta da Temperança. Oxumarê orixá da riqueza, das transformações de ciclos que terminam e começam. E representado pelo arco-iris e a serpente.

15 – Orixá Exu: Está associado a carta do Diabo. Exu é um orixá guardião da comunicação, muito cultuado no Candomblé e da Umbanda. Estava presente na criação do mundo.

16 – Orixá Irokô/O Tempo: Está associado a carta da Torre. Ele controla nosso tempo em vida. Representa o começo e fim de ciclos. E conhecido como Cronos em outras civilizações.

17 – Orixá Oxum: Está associado a carta da Estrela. Oxum é uma orixá, é a rainha da água doce, dona dos rios e cachoeiras. Representa riqueza e amores. Uma mãe exemplar.

18 – Orixá Euá: Está associado a carta da Lua. Orixá Ewá é conhecida por ser símbolo de beleza e sensualidade. Orixã de grande sabedoria, pois possui o dom da vidência. Regente da neblina e dos nevoeiros.

19 – Orixá Ibejis: Está associado a carta do Sol. Ibeji são divindades gêmeas alegres, amorosas e cheia de vida. São curiosas e cheias de esperança. Ligadas a Cosme e Damião.

20 – Pretos Velhos: Esta associado a carta do Juízo Final. Os Pretos Velhos são entidades espirituais conhecidos por sua especialidade em prestar auxílio em questões de saúde, seja física ou emocional. Ótimo conselheiros.

21 – Caboclos: Está associado a carta do Mundo. Caboclos são falanges espirituais de caçadores e de guerreiros que trabalham para o bem dos seus filhos e sua proteção.

22 – Zé Pilintra: Está associado a carta do Louco. Seu Zé Pelintra e a falange de malandros e muito cultuada na Umbanda. Protege todos seus filhos necessitados, injustiçados e marginalizados.

Ficou com dúvida ou pergunta? Quer saber mais sobre o trabalho de Franco Guizzetti? Orientação Pessoal, Tarot, Feng Shui, Hipnoterapia e Coaching Holístico? Valores dos Atendimentos? Entrar em contato com ele, clique aqui.  Siga no Facebook  e visite o nosso canal no Youtube.

Franco Guizzetti Franco Guizzetti
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade