Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Feng Shui: conheça a energia e origem dos símbolos de Natal

As pessoas pouco sabem, mas cada enfeite de natal é rico de simbologias e boas energias seculares

10 dez 2021 - 09h00
Compartilhar
Exibir comentários
Símbolos do Natal
Símbolos do Natal
Foto: Freestocks/Unsplash

Nesta época de Natal e fim de ano, as pessoas começam a renovar energias e esperanças. Ficam mais harmônicas, felizes e amorosas. É o espírito natal abraçando os corações das pessoas. 

As pessoas pouco sabem, mas cada enfeite de natal é rico de simbologias e boas energias seculares. Veja abaixo o significado de cada símbolo de Natal e leve mais energia e alegria à sua casa e às suas festas. 

Árvore de Natal

É um dos símbolos natalinos mais importante, junto com o Papai Noel.  A árvore simboliza vida, nascimento, crescimento, frutos, força e união. O hábito de decorar a árvore pode ter surgido do hábito que os druidas tinham de decorar velhos carvalhos com maçãs douradas para as festividades deste mesmo dia do ano. No século XVI era costume na Alemanha. Por lá, as famílias ricas e pobres decoravam árvores com papel colorido, frutas e doces. Esta tradição se espalhou pela Europa e chegou aos Estados Unidos pelos colonizadores alemães. Logo, a árvore de Natal passou a ser popular em todo mundo. 

Papai Noel

O bom velhinho de roupa vermelha que carrega um saco de presentes é o maior símbolo do Natal. O Papai Noel tem sua origem ligada a São Nicolau, um bispo que viveu no século IV, na cidade de Mira, na Ásia Menor. Conta-se que na época do Natal, todos os anos, este bispo costumava auxiliar os pobres, presenteando especialmente as crianças enquanto elas dormiam. Podemos usar a imagem do Papi Noel com o trenó e/ou saco cheio de presentes para mentalizar o que desejamos ganhar em nossas vidas no ano que vai começar. 

Guirlanda

Enfeite de Natal muito usado nas portas das casas. Em geral, sua cor é verde – símbolo de vida e natureza. E também é um símbolo de proteção. Antigamente, era usada no antigo Egito na entrada dos templos. Na antiga Roma, era usada nas casas para atrair saúde para os moradores. Já na Índia, significava boas vindas aos visitantes e proteção contra a casa dos demônios e a má sorte. Hoje, o enfeite é usado nas portas para atrair sorte, prosperidade, paz, evolução e dar boas vindas a todos. 

Estrela

A estrela na sociedade humana esteve sempre ligada como “bússolas naturais” das pessoas. Eram elas que indicavam a direção, o sentido, o porto seguro. A estrela significa o brilho e a luz do próprio Deus em nossas vidas, iluminando o nosso caminho e mostrando a rota a ser seguida, sempre na prática do bem e da verdade. Estrela é símbolo de fama e de sorte. 

Vela

Representa luz, a presença do próprio Jesus no meio de nós, a grande luz que veio para iluminar o mundo, para iluminar a vida de todos os homens. Lembram o que Ele mesmo disse: Eu sou a luz do mundo, quem me segue não anda nas trevas. Como não da para manter velas acesas, usamos hoje as luzes de natal. 

Presépio

Um dos símbolos mais usados e lembrados nesta época festiva. Foi criado por São Francisco de Assis no século 13 para representar a cena do nascimento de Jesus Cristo. A palavra presépio possui origem hebraica e significa a "manjedoura de animais", como um estábulo, por exemplo. Como Jesus nasceu numa manjedoura, a presença de animais domésticos aparece. 

Anjos

Os anjos representam a proteção, benção e boas energias para você, sua casa e família. A figura do anjo no Natal simboliza o arcanjo Miguel que anunciou a Maria que iria ser a mãe de Jesus. Arcanjo Miguel também avisa aos reis magos sobre o nascimento do Cristo. 

Bolas Coloridas

Representa frutos, fartura, na árvore de Natal, além de presentes imateriais: amor, esperança, paz, sorte e um ano cheio de sorte. 

Ceia de Natal

E já que estamos falando em comida, por que não destacar a simbologia da ceia de Natal? 

Mais do que um jantar recheado de coisas apetitosas, a ceia representa a confraternização e união das famílias. O costume de reunir os amigos e familiares à volta da mesa para comemorar o nascimento de Jesus vem da Europa, onde as pessoas abriam as portas das suas casas para receber viajantes e oferecer-lhes uma refeição na véspera de Natal. Para muitos, especialmente para as crianças, Natal é sinônimo de presentes. 

Presentes de Natal: como o hábito de trocar presentes surgiu? 

Bem, esse é um costume que se relaciona com os Reis Magos, os quais levaram a Jesus ouro, incenso e mirra, cada qual com um significado próprio: o ouro simboliza a realeza; o incenso, a divindade; e a mirra, os aspectos humanos de Jesus. 

Ademais, a própria origem do Papai Noel também se relaciona com os presentes. Isso porque o "bom velhinho" foi originalmente um bispo turco que lançava moedas de ouro pela chaminé dos mais pobres.

Ficou com dúvida ou pergunta? Quer saber mais sobre o trabalho de Franco Guizzetti? Orientação Pessoal, Tarot, Feng Shui, Hipnoterapia e Coaching Holístico? Valores dos Atendimentos? Entrar em contato: franco.guizzetti@terra.com.br

Siga nas Redes Sociais

Visite nosso Canal no Youtube

Franco Guizzetti Franco Guizzetti
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade