Feng Shui: entenda a simbologia da árvore de 'Em Família'
A nova novela de Manoel Carlos, Em Família, traz uma história de laços familiares, nos quais o autor é campão de narrativa e que com certeza farão sucesso e atrairão o espectador.
Quem visita o site oficial da novela encontra o seguinte um texto que explica bem os rumos das tramas de Manoel Carlos:
"Em Família é uma novela que fala de casos familiares, como o próprio nome diz. E como não poderia deixar de ser, há muito, muito amor. Para mostrar todas essas histórias entre pais, filhos, primos e amigos, a abertura da novela tem uma grande árvore retratando essas relações."
Para quem ainda não viu a abertura, temos uma grande árvore, cheia de galhos, com muitas folhas bem verdes e muitas, mas muitas fotos dos personagens da novela nas três épocas em que a historia se passa.
Quem decidiu sobre a escolha da árvore como símbolo da família, relações familiares e relações pessoais, foi muito feliz e passa uma mensagem correta.
A árvore tem uma simbologia muito rica há milênios. Em cada época, civilização e crença, temos a imagem da árvore associada a uma energia própria e importante. Tema simbólico mais rico e mais difundido. Símbolo da vida, em perpétua evolução e em ascensão para o céu, ela evoca todo o simbolismo da verticalidade por seu movimento dinâmico para cima.
No caso de Em Família, temos várias simbologias e interpretações:
- Árvore ser vivente: que cresce, multiplica seus troncos e folhas. Cada troco representa uma ramificação familiar. As folhas, os descentes. Se fossem frutos junto com as folhas, seria mais forte a simbologia dos descentes ou filhos. Mas fica bem claro a simbologia da árvore que mostra o crescimento e expansão da família, formando novas famílias. O que vemos na abertura da novela é a representação da árvore genealógica, que apresenta as pessoas que tiveram participação na existência de uma pessoa ou família, ou seja, é o histórico que levanta dados sobre os ancestrais dos mesmos de forma que fiquem conhecidas as conexões estabelecidas entre esses.
- Árvore como proteção: mesmo não tendo pessoas debaixo da árvore na abertura da novela, é muito comum lembrar da sombra de uma grande árvore com um local que nos acolhe, dá proteção, nos alimenta com seus fruto e nos sentimos em paz. Sensações que temos em nosso lar e família.
- Fotos dos frutos: a árvore tem muitos galhos que representam as ramificações da família, bem com as relações familiares. As fotos penduradas na árvore são os frutos destas ramificações. Frutos ou as pessoas são os personagens que criam o enredo das histórias e vão tecendo uma teia de relações diretas e indiretas dentro desta família ou famílias. Ficaria muito interessante ter um fio bem fino interligando estas fotos ou pessoas para mostrar as ligações.
- Fotos de família: quando faço estudo de Feng Shui de uma família, sempre recomendo colocar fotos expostas nos ambientes da casa para unir mais a família e fortalecer os laços de parentesco.
- Fotos voando: no final da abertura vemos que muitas fotos soltam-se da árvore e são levadas pelo vento para longe. É uma clara simbologia que as famílias crescem e muitos familiares e relações partem ou acabam. Da mesma forma que uma folha deve cair para novas nascerem, na família novas gerações devem nascer. Mas os mais velhos irão morrer, as relações irão acabar e laços podem se romper.
Manoel Carlos, do seu jeito peculiar, fala sobre famílias por meio de uma árvore, cheia de simbologias e que sempre está crescendo e renovando-se.
Ficou com dúvida? Quer saber mais sobre o trabalho de Franco Guizzetti ou entrar em contato com ele, clique aqui.