Feng Shui: fim do ano é momento de fazer balanço da vida
Você sabe o que é um balanço em uma empresa? Para que serve ou o que mostra? Entre muitas explicações:
- O balanço é um documento que espelha a situação econômica e financeira de uma empresa, num dado momento.
- Um balanço é uma fotografia da situação patrimonial da empresa, num determinado momento.
Este balanço vai mostrar se no último ano ou período a empresa lucrou ou se teve prejuízo. Com estas informações a diretoria vai tomar decisões para atuar no próximo ano, alem de melhorar a administração. Ou se “a coisa estiver feia” ou no "vermelho", irá tomar medidas e ajustes para recuperar seus patrimônio e ganhos.
Assim como uma empresa, muitas pessoas aproveitam a época de fim de ano para fazer um balanço de suas vidas. Muitas pessoas vão fazer um balanço do seu patrimônio e de suas perdas materiais, para depois fazer o planejamento de investimentos e ganhos para 2015.
Gostaria de falar sobre um tipo em especial pessoa que, quando chega esta época de festas e fim de ciclo, tem a coragem de despir sem medo tudo o que ocorreu na sua vida pessoal, profissional e amorosa, para fazer um balanço sério e profundo.
Esta pessoa quando olha para sua vida nos últimos meses, olha para lista de metas e sonhos que traçou há um ano para realizar e conquistar em 2014. Com esta lista de metas ela vai pontuando o que realizou e o que ganhou com esta meta.
Também com esta lista de sonhos vai verificar o que não alcançou. E analisar por que não alcançou, o que deu errado ou o que atrapalhou.
Com este balanço de vida bem analisado, esta pessoa terá informações suficientes para saber o que terá que corrigir na vida e por qual caminho trilhar no próximo ano. Irá escolher novas metas e sonhos pessoais e profissionais, planejar para alcançá-los e vai viver feliz.
Balanço feito com determinação e novas escolhas encaminhadas para nossas vitórias. A vida desta pessoa está sob seu controle e é mais fácil de administrar.
Só que há muitas pessoas que não estão nem aí para fazer balanço ou para pensar nos seus desejos e sonhos para o próximo ano. Ou melhor, para nenhum ano elas nunca programam nada.
Em nenhum momento de suas vidas, muito menos nesta época de fim de ano, estas pessoas não vão fazer nenhum balanço de vida ou de nenhuma área da vida. São pessoas “livres, leves e soltas”. Vão vivendo a vida “numa boa”, sem preocupações aparentes e sem cobranças.
Só que são pessoas que têm um futuro certo. Um futuro igual ao presente. Sem surpresas, pois não vai acontecer nada de excitante. Sem metas a conquistar, pois não colocamos energia em nada na vida. Sem graça porque não tem nada para ir atrás e conquistar.
Segundo estas pessoas acomodadas, o lado bom de tudo isto é que elas não ”vão perder tempo e energia” fazendo balanços e lista de desejos. Não vão ”esquentar a cabeça”.
Elas estão de certa forma certas. Para que fazer balanços ou por energia em uma meta? Dá trabalho. Enquanto a pessoa acomodada fica no seu canto zen, sem novidades e sem esquentar a cabeça, aquela pessoa que pensa em sua vida está agora fazendo seus balanços e metas para 2015, também esta curtindo o carro novo e/ou preparando as malas para viajar nas Festas de Fim de Ano.
Com certeza alcançar sua meta de viagens, que é uma vitoria, é muito chato. Eu adoro ser chato, fazer planos e fazer balanços em minha vida.
Bora ser feliz.
Ótimo 2015!
Ficou com dúvida? Quer saber mais sobre o trabalho de Franco Guizzetti ou entrar em contato com ele, clique aqui.