Feng shui: o momento é ideal para superar crises e crescer
Quem nunca passou por um período de crise? Empresas, profissionais liberais, autônomos, pessoas normais como eu e você já vivemos fases ruins. Crise pessoal, amorosa, profissional, de valores e até existência. Ela chega para abalar nossa fé e mexer com toda uma estrutura que montamos.
Crise para muitos significa estagnação, destruição e perdas. Independentemente do motivo, temos que aprender a lidar com elas. A melhor maneira seria enfrentá-las ou esperar que elas passem um dia? A escolha, claro, é de cada um.
Só que uma crise quando aparece deve ser encarada como momento de renovação, mudança e transformação. Se tudo estiver ruim, vamos ter paciência e a coragem de encarar os problemas e ver como sair deste ponto crítico positivamente.
Chorar pelo leite derramado no primeiro minuto é normal, mas ficar a vida inteira chorando é desnecessário. É preciso usar sabedoria para saber o que está errado e fazer as mudanças necessárias.
Nos anos 90, quando houve o Plano Collor, que levou o Brasil a um dos maiores desastres econômicos da história, a palavra crise era muito usada. Naquela época, repetia-se que o ideograma chinês da palavra “crise” tinha o significado de perigo e oportunidade. Logo, para superar o perigo da crise temos que ver as oportunidades que a vida nos dá a todo o momento.
Deste de então, a palavra crise e o seu ideograma em chinês são mencionados de tempos em tempos na mídia, administração de empresas, governantes e em sessões de coaching.
Há uma hipótese de que uso do termo provavelmente teve seu grande momento quando o presidente John F. Kennedy fez um discurso em Indianápolis, no dia 12 de abril de 1959, dizendo: “Quando escrita em chinês a palavra crise é composta de dois caracteres. Um representa perigo e a outra representa oportunidade”.
Kennedy usou rotineiramente este discurso nas suas mensagens, mas o termo foi apropriado por Richard M. Nixon e outros políticos. Os palestrantes e consultores motivacionais do mundo dos negócios também usaram muito a ideia.
Em sessões de coaching holístico, é muito proveitoso trabalhar a ideia de aproveitar os momentos de perigo de uma crise para enxergar oportunidades e usá-las a seu favor para crescer e prosperar.
Só que falar e fácil, o difícil é ter forças para superar. Mas não há saídas. É preciso seguir em frente para não estagnar.
Ficou com dúvida? Quer saber mais sobre o trabalho de Franco Guizzetti ou entrar em contato com ele, clique aqui.