Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Feng Shui pessoal: metas são bênçãos, não pesadelos

17 fev 2014 - 10h14
(atualizado às 10h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Getty Images

Por que o ser humano reclama de tudo? Quando está frio, reclama que tem que esquentar. Quando faz calor, reclama que está com saudades do frio. Se está tudo bem, reclama que pode piorar. Se está tudo ruim, reclama que nada de bom acontece e, para piorar, não faz nada para sair desta zica. Mas continua a reclamar.

Vamos esclarecer um ponto antes que alguém “reclame” do que vou escrever: não estou falando que não podemos reclamar. O que contesto é o “reclamar de tudo”. Haja energia jogada fora.

Tem uma piada muito boa que exemplifica bem esta característica do ser humano de reclamar demais:

“O sujeito vai todos os dias à igreja. Não para rezar. Vai lá para reclamar com Deus o por quê ele nunca ganhava na loteria. Era uma reclamação diária, semana e anual. Até que um dia Deus cansou das reclamações e mandou um anjo até o homem com o seguinte recado: 'pare de reclamar. Jogue antes de reclamar que não ganha'."

Voltando para nossa realidade. Quando reclamamos de algo, estamos vendo o lado mais negro ou pesado do assunto ou situação. Chegamos ao absurdo de assuntos que deveriam ser agradáveis se tornarem um fardo.

Os casos mais comuns que posso citar são pessoas que buscam objetivos e metas que querem concretizar na vida, só que reclama dela.

Vamos explicar melhor. É muito comum no meu trabalho de coaching receber pessoas que querem alcançar um objetivo pessoal ou meta profissional. Que fique claro que os objetivos, metas e sonhos são de cada cliente, meu papel como coach holístico é orientar a pessoa a planejar e executar o que deseja.

Só que vejo muitas pessoas reclamando que têm a obrigação de ter metas, de realizar sonhos ou de ser vitoriosos e nem sabem se é isso o que querem, ou que dá muito trabalho realizar um objetivo.

Reclamar que dá trabalho alcançar um sonho ou meta? Ou seja, o sonho vira pesadelo, e uma meta não é uma bênção, e sim um martírio.

Se a pessoa tem um objetivo imposto a contragosto por alguém ou uma situação, até entendo a reclamação. Agora, se a pessoa deseja, por exemplo, crescer na carreira porque deseja, por que reclamar que dá trabalho?

Já vi clientes que falam que não querem ter metas para se preocupar. Perfeito, é uma escolha. Só desejam uma vida tranquila, sem preocupações e dinheiro no banco para gastar. 

Ótimo. O que você deseja chamam-se metas ou objetivos. Aí vem a pergunta: como que vai alcançar? É claro que a resposta foi um solene discurso de reclamações.

Para muitos a vida é injusta e vão reclamar eternamente. Para os vitoriosos, a vida é cheia de oportunidades, que podemos aproveitar para alcançar nossos sonhos.

Sim, dá trabalho, vamos parar de reclamar um pouco. Será uma bênção quando as vitórias chegarem.  

E aí? Vai chorar ou sorrir para a vida?

Boa semana.

Ficou com dúvida? Quer saber mais sobre o trabalho de Franco Guizzetti ou entrar em contato com ele, clique aqui.

<a data-cke-saved-href="http://vidaeestilo.terra.com.br/infograficos/horoscopo/previsoes-2014/" href="http://vidaeestilo.terra.com.br/infograficos/horoscopo/previsoes-2014/">Previsões para 2014</a>
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade