Melhore a energia e a saúde de sua casa e dos ambientes
Já expliquei aqui que o Feng Shui procura harmonizar a energia de um ambiente, o deixando mais equilibrado e sadio para os seus ocupantes.
Essa energia é conhecida por "Chi", que é a energia vital de todos os seres vivos em nosso planeta. Esta energia vital circula livremente alimentando os ambientes e os seres vivos, deste fluxo de energia vital, tão necessário a todos.
Mas nem sempre esse fluxo de energia vital está bem direcionado ou utilizado, podendo provocar problemas e até, dependo da situação, interferir na saúde ou agravar um problema de saúde já existente.
O que o Feng Shui faz é analisar como está o fluxo de energia vital dos ambientes, detectando os problemas e corrigindo (as chamadas curas do Feng Shui), entre outras coisas.
Neste artigo, iremos falar sobre vários tipos de problemas existentes em um ambiente e suas consequências para nossa saúde, bem como as possíveis soluções.
Muitas das situações analisadas são de nossa vivência profissional durante as consultorias de Feng Shui; outras são de pesquisas em bibliografia do assunto.
Ambientes desvitalizados
Uma das queixas que mais escuto das pessoas é que elas estão desvitalizadas, cansadas e desanimadas, sem "pique"... coisas do dia-a-dia, e na maioria das vezes, sem um motivo aparente.
Quando um caso deste ocorre, em geral o vilão da história é o banheiro.
O banheiro é conhecido como ladrão de energia vital. Quando a energia "Chi", circulando pela casa, entra no banheiro, ela é "sugada" para fora da casa pelos ralos, vaso sanitário e canos de esgoto.
Ou seja, com o passar do tempo, o banheiro ficará "sem energia" alguma, desvitalizado, bem como os cômodos vizinhos ao banheiro, pois, na hora que toda a energia do banheiro for sugada, ele irá seguir para o ambiente vizinho, deixando este cômodo também desvitalizado.
Agora imagine uma suíte de uma casa. É claro que o quarto e a cama, que irão receber as pessoas para descansar e dormir para repor as energias, desvitalizados pelo banheiro, deixarão as pessoas mais cansadas e estressadas ao se levantar, pois irão ter sua própria energia sugada pelo banheiro.
Outro exemplo é uma pessoa que trabalha em um escritório que fica com a porta do banheiro sempre aberta. É óbvio que o rendimento do trabalho das pessoas neste local cairá drasticamente.
Voltando para o quarto, suponha que uma pessoa acabe de ser operada ou tenha uma doença, que requer ficar em casa para se recuperar, como dizem "recuperar as energias". Com porta do banheiro aberta de frente para o quarto ou para a cama do enfermo, ele ficará por muito tempo doente.
Soluções urgentes:
• Mantenha a porta do banheiro sempre fechada. Assim evitará o roubo de energia dos cômodos vizinhos;
• Mantenha os ralos tampados e tampas da privada sempre baixas;
• Coloque bastante plantas naturais e flores amarelas e vermelhas naturais no banheiro. Irá ajudar a revitalizar o banheiro.
Corredores de energia
Corredores de energia são ambientes que têm aceleração da energia "Chi". Estes corredores energéticos podem ser:
• alinhamentos entre portas;
• alinhamentos entre porta e janela;
• corredores de passagem.
Quando uma pessoa fica no meio de um desses alinhamentos, recebe uma "super carga energética do CHI". O mesmo ocorre em cômodos que ficam no fim de um corredor de passagem, como por exemplo, um quarto. Quem fica no meio desses corredores energéticos ficará sempre mais agitado, preocupado, nervoso e impaciente. Terá dor de cabeça e enxaqueca constante. Não conseguirá trabalhar com tranquilidade. Provocará LER (Lesão por Esforço Repetitivo). Não irá dormir, terá insônia e sono muito agitado... e ansiedade.
Soluções urgentes:
• Saia imediatamente destes alinhamentos;
• Feche as portas e janelas, quando possível;
• Coloque uma divisória ou um biombo, que irá deter esse fluxo energético.
Olhe para cima
Você sabia que muitas dores no corpo são provocadas pela estrutura ou mobília dos ambientes?
Preste muita atenção e verifique se você tem uma destas situações no seu trabalho ou em casa:
• Viga exposta sobre você, sobre sua mesa de trabalho ou sobre a cama;
• Prateleira e maleiros sobre a cabeça.
Nestes casos, as vigas ou prateleiras forçam o fluxo de energia "Chi" sobre nossos corpos, provocando fortes dores pelo corpo, dores de cabeça, dor de estômago, dor nas mãos, tensão etc.
Soluções urgentes:
• Saia de baixo das vigas e prateleiras;
• Esconda as vigas com um forro.
Melancolias e depressões
Melancolias, tristezas e depressões são problemas ligados ao campo emocional. Uma casa ou ambiente cujo elemento predominante é a água irá afetar ainda mais este estado emocional já problemático. Muita atenção: ambiente carregado de azul claro, verde água, cinza ou preto, cores que são ligadas ao elemento água afetam o campo emocional. Muitos peixes na decoração ou um aquário grande também afetam o campo emocional.
Locais muito escuros e opressivos, com uma péssima iluminação e sujos causam depressão.
Soluções urgentes:
• Mude a pintura e a decoração;
• Ponha mais alegria nos ambientes;
• Muitas plantas e flores bem coloridas;
• Muita luz e limpeza no ambiente.
Respire melhor
Problemas respiratórios podem ter várias causas. Se da porta da casa ou da janela se vê uma chaminé emitindo fumaça, mesmo que bem distante, isso irá afetar psicologicamente a saúde do morador. Se, ao entrar em uma sala, nos deparamos com uma chaminé, isso nos passará uma mensagem de "falta de ar, de não respirar", como o que acontece dentro de uma chaminé.
Cômodos opressivos e apertados nos passam a idéia de falta de espaço e de falta de ar. Reagimos psicologicamente alterando a respiração.
Soluções urgentes:
• Mais espaço nos ambientes;
• Bastante verde e flores naturais;
• Mais luz natural;
• Procure, se possível, encobrir a visão da chaminé. Plante uma bela árvore.
Ficou com dúvida? Quer saber mais sobre o trabalho de Franco Guizzetti? Orientação Pessoal, tarô, feng shui, hipnoterapia e coaching holístico? Para os valores dos trabalhos, entre em contato através do e-mail franco.guizzetti@terra.com.br. Siga-o nas redes sociais.
Veja também: