Hoje começa poderoso alinhamento de planetas que pode disparar crises e fenômenos climáticos
A conjunção de Sol com Plutão, exata no sábado (20/01), traz consigo já a partir desta quarta (17/01) uma série de implicações que merecem atenção
A partir desta quarta-feira (17/01), teremos um poderoso alinhamento astrológico: a conjunção de Sol com Plutão, que se desenrolará até um pouco depois da Lua Cheia de 25/01. Nesse período, podem surgir crises, lutas de poder, revelações e situações tensas, como aumento da criminalidade e fenômenos meteorológicos destrutivos.
Isso porque o Sol representa nosso ego, vitalidade, essência, consciência e clareza. Enquanto Plutão é o planeta do submundo, do poder, da morte e das transformações profundas. Plutão também revela o que não está bom, e isso, muitas vezes, é necessário para iniciarmos mudanças.
O aspecto exato da conjunção Sol/Plutão será no sábado (20), mas o tom plutoniano já está no ar e se estende para a semana seguinte, amplificado pela Lua Cheia do dia 25/01. Confira aqui o calendário lunar 2024 completo.
O que torna esse alinhamento ainda mais significativo é que ele ocorre em duas fases distintas. A primeira inicia com Plutão e Sol alinhados em Capricórnio. Seguida pela segunda etapa, a partir de sábado (20), com Plutão e o Sol em Aquário.
Este evento astrológico traz consigo uma série de implicações e reflexões que merecem nossa atenção e cuidado nesta semana — veja aqui as previsões completas de 14 a 20/01.
Sol/Plutão em Capricórnio: Desafios profissionais, crises e revelações
Na fase inicial da conjunção, Plutão e o Sol se alinham em Capricórnio a 29 graus, ou seja, no último grau deste signo, o chamado de "anarético", que é considerado crítico pela Astrologia.
Plutão estava em Capricórnio desde 2008 e, agora, se encaminha para os momentos finais no signo.
Este é um ponto muito sensível, pois faz com que as energias cheguem a um clímax intenso. Por estar no extremo de um signo, é como se estivesse à beira de um abismo. Essa analogia explica o caráter de urgência que o grau anarético tem, algo como "é agora ou nunca".
Como ocorre em no signo de Capricórnio, é provável que a gente seja confrontado com questões profissionais, estruturais e práticas em nossas vidas. Por isso, é um momento em que nossa abordagem aos compromissos e responsabilidades profissionais pode ser testada.
A realidade como ela é pode ser escancarada, mostrando seus aspectos mais feios. Nesse sentido, a necessidade de lidar com a construção e manutenção de nossas bases se torna mais evidente.
Globalmente, essa fase pode testemunhar o agravamento de crises entre nações e líderes, bem como um aumento na criminalidade e na evidência de lideranças paralelas.
Também é um período propício para mudanças significativas e revelações envolvendo o poder público.
Conjunção Sol/Plutão: Covid-19 e guerra Rússia x Ucrânia
No início de 2020, quando a conjunção Sol/Plutão aconteceu em Capricórnio, junto com Saturno neste signo, houve os primeiros anúncios da Covid-19 se espalhando pela China.
Dois meses depois, quando Marte encontrou Júpiter/Saturno/Plutão, começou a grave pandemia que mudou o cenário do mundo e da dinâmica de trabalho (algo capricorniano), para o modelo remoto e híbrido.
Quando a conjunção Sol/Plutão ocorreu em 2022, estávamos, sem saber, prestes a saber da guerra entre Rússia e Ucrânia, deflagrada pouco mais de um mês depois. Portanto, esta conjunção é, muitas vezes, a semente de conflitos.
Nem sempre tudo fica claro (Sol) quando ela está acontecendo, mas algo profundo (Plutão) está acontecendo. Portanto, fiquem atentos a fevereiro de 2024, pois poderemos ter mais clareza sobre o que colheremos deste poderoso alinhamento astrológico.
Sol/Plutão em Aquário: Desafios pessoais, irritação e mais crises
No sábado (20/01), teremos uma das movimentações astrológicas mais importantes de 2024 e dos próximos 20 anos: Plutão ingressa em Aquário, o que trará grandes mudanças tecnológicas e também sociais.
Na última vez que esteve em Aquário, ocorreu a Revolução Francesa, que alterou profundamente o curso da história. Pela primeira vez se falou em direitos humanos e em conceitos aquarianos como liberdade, igualdade e fraternidade, ainda que a custo de muito derramamento de sangue (as revoluções plutonianas não são fáceis!).
Além disso, também no dia 20/01, o Sol também entra em Aquário, formando novo alinhamento com Plutão.
No dia 20, teremos o que a Astrologia Tradicional chama de "Plutão cazimi", que ocorre quando qualquer planeta está a menos de 17 graus do Sol. Isso é tão perto que se diz que ele esta "no coração do Sol".
Com isso, os significados do planeta cazimi são potencializadas pelo Sol. Neste caso, Plutão intensificado pode ser super complicado, podendo aumentar a cura, mas também obsessões e disputas de poder.
Como a conjunção agora ocorre no signo de Aquário, o foco se volta para questões coletivas e inovação. Por isso, durante este período, as pessoas podem se tornar mais provocadoras e suscetíveis a irritações, tornando necessário exercer paciência e estratégia ao abordar situações delicadas.
Além disso, crises que já estavam engatilhadas podem emergir, como pedidos de divórcio, demissões no trabalho, cirurgias de emergência ou o falecimento de entes queridos em condições frágeis.
É crucial enfrentar essas situações com serenidade e compreender que as crises podem, muitas vezes, ser catalisadoras de mudanças positivas, crescimento pessoal e amadurecimento.
Lembrando que não é a Astrologia que causa nenhum problema, mas, sim, indica quando eles devem ocorrer.
Como VOCÊ vai viver esse poderoso alinhamento astrológico?
Como vimos, estamos em uma semana astrológica marcada por desafios e reflexões profundas. A maneira como enfrentaremos essas adversidades é fundamental. Devemos refletir sobre como queremos nos posicionar diante das questões que surgirão em nossas vidas e no mundo ao nosso redor.
Existe uma área específica da sua vida em que você deve sentir mais forte esse poderoso alinhamento astrológico entre Sol e Plutão. A maneira mais simples e efetiva de ver isso é vendo que área o Sol está iluminando.
Para isso, use o Horóscopo Personalizado. Ao acessá-lo, busque nos trânsitos ativos (no meu azul da direita) por um trânsito chamado de "Sol na Casa X, Lua na Casa X". O número da casa apontado pelo Sol representa a área da sua vida em que a conjunção está agindo.
No exemplo abaixo, a pessoa está com a Casa 9 ativada pelo Sol.
Para entender o que essa Casa astrológica representa, veja aqui o significado dela. Questões relacionadas a ela devem vir à tona nos próximos dias. Tenha atenção e paciência!
O post Hoje começa poderoso alinhamento de planetas que pode disparar crises e fenômenos climáticos apareceu primeiro em Personare.
Vanessa Tuleski (vanessatuleski@gmail.com)
- Vanessa Tuleski dá consultas astrológico-terapêuticas e foi pioneira na Astrologia brasileira ao falar do Céu geral, ao invés do tradicional horóscopo signo a signo. É idealizadora do curso "Alimentação e seu Mapa Astral" no Personare. Participa dos programas semanais de previsões astrológicas no canal do YouTube do Personare.