Já ouviu falar de Bullet Journal? Conheça esse método de organização
Entenda como funciona o método criado por Ryder Carroll
Se você precisa de um método de organização que seja simples, o método de Bullet Journal pode te ajudar. Para realizar o método precisa ter apenas um caderno e uma caneta. Ficou curioso? Então, veja a seguir mais informações sobre esse método de organização.
O método foi criado por Ryder Carroll que escreveu o livro "O método do Bullet Journal" que consiste em uma estrutura básica para conseguir se organizar com apenas um caderno e uma caneta da sua escolha.
A base da estrutura de organização do método consiste em Índice, Registro Futuro, Mensal e Diário (ou Semanal, se preferir). Cada um desses registros terão informações essenciais para você conseguir se programar e fazer tudo que precisa.
O que cada um desses registros faz?
Índice
Essa é a primeira página do caderno para te ajudar a saber a ordem das outras páginas. Além disso, você pode colocar os símbolos que serão usados no Registro Diário ou Semanal.
Registro Futuro
Essa parte é a sua organização anual, ou seja, terá registrado todos os compromissos e eventos que irão acontecer ao longo do ano. Você pode colocar os nomes dos meses separados e escrever em cada um deles, o dia e o seu compromisso, aniversários entre outras datas importantes.
Registro Mensal
É o registro que você faz todo início de mês e anota tudo que você quer fazer ao longo desse tempo. Datas de provas, eventos, consultas, pagamentos etc, deverão ser definidas aqui.
Registro Diário ou Semanal
O registro diário consiste em fazer uma lista de tarefas que devem ser feitas ao longo do seu dia. Você irá consultar e marcar neste caderno todo dia o que você precisa fazer ou até mesmo o que você está sentindo, como dores, cansaço e alterações do humor se você quiser ter um controle.
Algumas pessoas têm preferência pelo registro semanal que é igual ao anterior, porém, neste registro você deixa a sua semana inteira já programada e só vai adicionando informações ao longo da semana. Assim você consegue visualizar o que precisa ser feito nos próximos dias, diferente do registro diário que você faz um dia por vez.
Símbolos para diferentes compromissos
O método fala sobre usar alguns símbolos para ajudar na visualização do que precisa ser feito. Por exemplo:
. (Ponto) - tarefas a fazer
× - tarefas terminadas
> - tarefas agendadas para outro dia
+ - eventos importantes
# - compromisso com data e hora marcada
∆ - notas
Assim fica mais fácil visualizar o que está acontecendo no seu dia a dia. Fica mais intuitivo. O livro define alguns símbolos e dá algumas dicas de uso para cada um deles, mas você pode adaptar e experimentar novas formas.
Inspire e adapte o método
O mais legal do Bullet Journal é a liberdade criativa que podemos ter com ele, você pode desenhar, usar carimbos e adesivos para decorar, se quiser. Existem inspirações lindas na internet que irão agradar e te ajudar a escolher os layouts que mais funcionam para você. Mas, lembre-se: não adianta encher seu bullet journal de detalhes e novas páginas se você não conseguir usar ele diariamente, assim ele deixará de ser funcional e só ficará de enfeite. Comece pelo básico e vá adicionando mais detalhes conforme o uso, assim você terá mais noção do que irá funcionar com você ou não. Teste de tudo um pouco sem pressa.
Comece já
Não precisa começar a fazer o bullet journal no início do ano ou do mês, ele é um método totalmente adaptável e pode ser feito em qualquer época do ano. Além disso, é um método que permite experimentações, todo dia ou mês você pode testar algo novo para ver se funciona bem.
Com o tempo e familiarização, você pode ir acrescentando outras páginas como controle financeiro,hábitos, humor, leituras etc. Ideias de páginas é o que não falta por aí! Experimente o método e se organize melhor.