Kundalini Yoga: aprenda a meditação que ativa seu poder pessoal
Conheça a prática que pode ativar seus centros de energia
Yoga, palavra de origem no sânscrito que significa unir, integrar. Você já deve ter escutado ou até pesquisado sobre a prática milenar, que vem ganhando adeptos no mundo todo e pode auxiliar na busca por autoconhecimento e bem-estar. A procura pela palavra Yoga na internet vem crescendo exponencialmente nos últimos anos, desde a pandemia, onde os casos de ansiedade e depressão também foram mais evidentes. O que muitos não sabem é por onde começar, já que existem vários caminhos para essa conexão de corpo e mente. Hoje vamos abordar especialmente o Kundalini Yoga, também conhecido como Yoga da Consciência.
Kundalini Yoga e os 7 chakras
Em nosso corpo temos centenas de chakras espalhados - são centros de energia que regem sintomas físicos e emocionais da nossa vida. Apesar de serem muitos pontos energéticos, existem 7 principais, que estão centralizados no meio da coluna, por onde circula nosso prana, energia vital.
A energia que circula por esses centros principais forma uma espécie de serpente na coluna, que vai do assoalho pélvico até o topo da cabeça. A Kundalini Yoga é a ativação desses centros energéticos, em harmonia. Isso é possível através de exercícios de respiração, meditação, mantras, mudras - posições com as mãos - e asanas - posições com o corpo.
Benefícios variados
Imagine que essa serpente se encontra adormecida no topo da coluna. A partir de estímulos ela pode despertar e começar a subir, acessando os outros chakras e os alinhando. Com essa ascensão, buscamos a expansão da consciência. São muitos os benefícios da prática, mas podemos destacar a forte conexão consigo e com os outros. Esse equilíbrio entre os centros de energia melhoram o autoconhecimento e as relações.
Toda prática de expansão de consciência é poderosa, dependendo de como é aplicada. Tenha sempre o objetivo de crescer, evoluir e deixar fluir o processo, respeitando o seu tempo. Todos têm o "poder" de conhecer e melhorar as suas próprias energias.
Meditação para Kundalini Yoga
Vamos começar por uma meditação para entender e sentir os 7 chakras principais.
"Sente-se confortavelmente e procure deixar a coluna alinhada. Imagine que no topo da sua cabeça existe um cabo de aço, que te conecta energeticamente com o Universo. Que seja um lugar sem possíveis ruídos externos e que você tenha o compromisso com você nesse momento. Deixa que as outras coisas sejam resolvidas depois, mas esse momento é seu. Quando você está bem consigo, estará melhor para resolver as outras questões ao seu redor.
Respire profundamente, deixe o ar entrar pelo nariz e sair pelo nariz, para que a respiração complete todo o seu ciclo pelos nossos pontos de energia vital. Inspira devagar. Sinta o ar enchendo seus pulmões bem devagar. Antes de soltar o ar, sinta seu pulmão cheio por dois segundos. Então, comece a expirar, solte o ar bem devagar. Antes de inspirar novamente, sinta os pulmões vazios por dois segundos. Repita o ciclo, no seu tempo. Enquanto respira, preste atenção no som da sua respiração. Como está seu corpo nesse momento? Sinta a energia passando por aquele cabo de conexão no topo da sua cabeça e se espalhando por todo o seu corpo, até chegar aos seus pés. Sinta essa energia preenchendo seu corpo. Uma luz branca, de paz e relaxamento.
Após percorrer todo seu corpo até os pés, essa energia vai subir passando pelos seus Chakras e pontos de energia, em um ciclo. Nesse momento são só você e o seu corpo, converse com ele. Vamos começar pelo Chakra Raiz. Sinta a base da sua coluna, bem no final do seu quadril. Imagine uma luz vermelha preenchendo toda essa região e repita mentalmente: SOU VIDA!
Agora suba um pouco mais, para o Chakra Sacro, no final do seu abdômen, visualize uma luz laranja e repita mentalmente: EU FLUO!
Vai subindo para o seu umbigo, no Chakra Plexo Solar, e a luz fica amarela e preenche toda essa região. Repita: SOU PODER!
Sinta essa luz se espalhar e chegar até o coração, no Chakra cardíaco, e a luz se transforma em um verde bem brilhante. Repita: SOU AMOR!
Essa energia sobe até sua garganta, no chakra Laríngeo, e a luz fica azul clara. Repita: FALO CLARAMENTE!
Sinta a energia passar pelo seu rosto até chegar no Chakra frontal, no meio da testa, onde uma luz azul mais forte clareia os seus pensamentos e acalma a sua mente. Repita: VEJO CLARAMENTE!
Por último, a energia chega ao topo da sua cabeça, no Coronário, onde a luz azul fica lilás e representa a sua conexão neste momento com o universo e com a sua essência. Repita: SOU CONEXÃO!
Essa energia segue circulando por todo o seu corpo. Sinta!
Vamos então respirar profundamente sentindo toda essa energia. E soltar a respiração entoando o som OM. Repita a sílaba até soltar todo ar. Vamos repetir três vezes.
Devagar, movimente os dedos das mãos e dos pés, vai sentindo seu corpo se movimentar aos poucos, bem lentamente. Abra os olhos e contemple o ambiente ao seu redor."
Texto: Michelle Palermi é jornalista e professora de Yoga