O universo é mental: entenda o princípio hermético do mentalismo
Conheça o princípio hermético do mentalismo que traz a mente como o caminho necessário para atingirmos a plenitude na vida
"Os princípios da verdade são sete; aquele que os conhece perfeitamente, possui a chave mágica com a qual todas as portas do Templo podem ser abertas completamente", trecho do Caibalion. Os 7 princípios herméticos são um norte para o autoconhecimento, para aprender a lidar com as questões da vida. O primeiro princípio é o mentalismo, que entende o universo como sendo todo mental. Tudo o que criamos pela mente, existe! Portanto, quando dominamos a nossa mente, podemos dominar nossa realidade.
Mentalismo
Recebemos diariamente milhões de pensamentos e sentimentos. Alguns que passam por nós e vão embora, outros que se apropriam da nossa mente e acabam nos dominando. Por isso, é tão importante o autoconhecimento e exercícios que nos ajudam a perceber esses sentimentos, entendendo o momento presente e a nossa verdadeira essência, sem se deixar afetar por sensações passageiras.
Exercício
Meditação: Sente-se em um lugar reservado, com postura alinhada - como for mais confortável para você. Recomendamos não deitar, para que você esteja atento no seu corpo e mente, sem pegar no sono. Deitar é uma posição de relaxamento, a meditação é uma observação da mente, da respiração e da essência, onde você precisa estar consciente dos acontecimentos internos.
Não se cobre a ficar completamente sem pensar em nada, apenas deixe os pensamentos e sentimentos passarem enquanto você respira profundamente e presta atenção em casa parte do seu corpo. Você pode fazer isso em um lugar silencioso, sentado com a coluna ereta e corpo relaxado. Ou até mesmo enquanto trabalho, prestando atenção na sua respiração e em casa movimento do seu corpo.
Exercício no trabalho
No trabalho, sentado na sua cadeira, tente alinhar a coluna, descruzar pernas e braços e concentrar na sua respiração. Pode manter os olhos abertos e continuar fazendo suas atividades, mas se atente a cada movimento do seu corpo, às sensações e o ritmo da sua respiração.
Ser 100% zen não é um pré-requisito para o bem-estar, mas ser 100% PRESENTE, sim. O passado e o futuro geram ansiedade, a única realidade é o AGORA, então sinta e perceba cada detalhe.