Oxum: orixá traz prosperidade e sorte em jogos
Oxum é conhecida por ser a deusa do amor e da beleza, mas também é a Senhora do Ouro, presenteando com riqueza e prosperidade quem pede suas bênçãos
Oxum é bastante conhecida por ser a deusa do amor e da beleza, ajudando na conquista e a resolver as tretas de relacionamento. Também é invocada por mulheres que desejam engravidar, por conceder fertilidade. Mas, Oxum também é a "Senhora do Ouro", deusa da riqueza e da prosperidade, e traz muita sorte para quem pede suas bênçãos. As preces e oferendas para Oxum costumam ser feitas em cachoeiras, rios e fontes de água, pois ela é Orixá das águas doces.
Características
Cores: amarelo, dourado
Dia da semana: sábado
Elemento: água doce (rios, cachoeiras, nascentes, lagos e lagoas)
Oferendas: Omolocum (prato feito com feijão e ovos), rosas e palmas amarelas, espelhos, bonecas
Saudação: Ora iê iê ô!
Signo do Zodíaco: Câncer
Símbolo: leque com espelho (abebé)
Sincretismo: Nossa Senhora
Velas: branca, rosa e azul clara
Rituais para ter sorte e grana
Ter fartura sempre
Prepare um cesto com muitas frutas e flores e deixe em um local de sua casa que pegue sol. Ofereça os ingredientes como um presente para Iemanjá e Oxum. Faça uma oração, pedindo que encham sua casa de boas energias e não deixem faltar nada em sua vida. Agradeça pela proteção que vai conseguir. No dia seguinte, reze um Pai-Nosso e dê o cesto de presente a uma pessoa que você goste muito.
Para ter sorte em jogos
Leve uma figa para alguém de confiança benzer. Depois, deixe a figa mergulhada no mel e, por cima dela, coloque sete pétalas de rosa amarela e cubra. Deixe assim durante três dias e diga todos esses dias: "Atraio a sorte, atraio o êxito, ganho porque confio na sorte com as bênçãos de Mamãe Oxum, Ora iê iêô". No quarto dia, lave a figa em água corrente. Use-a sempre que for jogar. O mel e a rosa devem ser misturados em dois litros de água e jogados em uma roseira.