Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Paralisia do sono é um fenômeno espiritual? Saiba toda verdade

Já sofreu com o terror noturno? Saiba tudo sobre a paralisia do sono de acordo com ciência e a espiritualidade

9 abr 2024 - 11h00
(atualizado às 22h07)
Compartilhar
Exibir comentários

É de noite, você está dormindo e derrepente começa ter um sonho vivido onde algo te ataca dentro do seu quarto e ao acordar desse pesadelo, você não consegue se mexer e nem vocalizar uma palavra para pedir ajuda. O medo assim te consome e é como se algo te deixasse totalmente travado. Se tudo isso é familiar para você, certamente já vivenciou o terror nortuno

Saiba porque o terror noturno acontece
Saiba porque o terror noturno acontece
Foto: Shutterstock / João Bidu

Para te explicar como isso acontece de acordo com a ciência conversamos com Maurício Hoshino, neurologista e membro do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura. E para te falar desse fenômeno pela perspectiva espiritual falamos com Liliane Moura, pesquisadora de Projeciologia e autora dos livros "Projeção astral, o despertar da consciência" e o infanto juvenil, "Viajando nas estrelas". Veja tudo a seguir:

Paralisia do sono de acordo com a ciência

A paralisia do sono é uma doença relacionada ao ciclo vigília-sono, quando o paciente fica temporariamente incapaz de se movimentar naquela fase de transição entre o alerta e início e/ou fim do sono. "Durante o sono REM, nossos músculos ficam em estado de relaxamento e se a pessoa desperta sem passar pelas fases de superficialização usuais, acorda sem conseguir se movimentar. A etiologia da paralisia do sono é desconhecida, mas há relação com privação do sono, distúrbios psico afetivos como depressão, ansiedade, outras parassonias como a narcolepsia e grande influência genética", informa o neurologista.

Como sair do estado de paralisia?

"Uma vez nesta situação, é fundamental relaxar e compreender que esses episódios são auto limitados, aguardando retorno gradual do tônus muscular fisiológico", explica.

Tem um jeito de evitar que elas aconteçam?

Por estarem relacionados a distúrbio do ciclo vigília-sono, é importante adotar hábitos saudáveis de higienização do sono."ter um horário regular para dormir, ambiente propício, evitar exercícios físicos ou psicoestimulantes como café, chá, refrigerantes após 16 horas,  refeições de difícil digestão antes de dormir e ter métodos de fuga do stress, tais como meditação, acupuntura, yoga ou exercícios regulares, por exemplo", recomenda. 

Paralisias frequentes podem ser um alerta para problemas de saúde?

"Os episódios de paralisia do sono podem ser os sintomas de alguma alteração estrutural do sistema nervoso central, bem como estarem envolvidos em outros transtornos do sono ou da esfera psicoativa. É importante procurar orientação com médicos especialistas em Distúrbios do Sono para avaliação e orientação adequadas", conclui Maurício. 

Paralisia do sono de acordo com a espiritualidade 

Liliane explica que a paralisia do sono é um  fenômeno parapsíquico, que acontece independente do horário em que a pessoa está dormindo. "A nossa consciência se manifesta através de três corpos: corpo mental,  onde reside nossa mente, ideias e pensamentos. Espiritual com as emoções e sentimentos. E o físico onde manifestamos nossas escolhas e atitudes baseadas nos nossos padrões mentais e emocionais", pontua.

Na hora que vamos adormecer acontece uma desconexão energética e espiritual. "A mente desperta e no momento dessa desconexão, temos a paralisia. Nossa consciência não sabe se está acordada ou dormindo. E nessa hora ela paralisa", afirma.

É possível sair do corpo físico durante a paralisia do sono

Outra coisa que acontece de acordo com a especialista é a catalepsia. "Ela também é conhecida como catalepsia projetiva. Durante a paralisia pode ser que você tenha uma experiência fora do corpo através da sua consciência.  Você pode se ver fora do seu corpo, no seu quarto, flutuando por exemplo. Além disso, você pode usar esse fenômeno para intensificar o momento de você querer sair do corpo, mantendo a lucidez", informa.  

De acordo com Liliane, muitos acordam no meio da noite  paralisados e acham que estão acordados com os olhos abertos, mas o que está aberto são os olhos do espírito, os olhos da consciência e não os olhos físicos. 

Como sair do terror noturno?

A pesquisadora recomenda relaxar na hora que se sentir paralisado. "Imagine que você é um balão, que está cada vez mais crescendo e voando. Visualize que você está flutuando para cima do seu corpo físico e saindo pelo teto do seu quarto, atravessando a janela", conta e continua. "Tente mexer um dedo, a pálpebra, para que essa desconexão se encerre e você se conecte  novamente com o seu corpo físico", finaliza.

João Bidu
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade