Pomba Gira e a força da mulher: rituais de conexão com o sagrado feminino
Entenda como a força da Pomba Gira pode inspirar todas as mulheres
"Abre a roda, deixa a Pomba Gira trabalhar, ela tem peito de aço, mas o coração é de sabiá…". Neste dia 8 de março, Dia das Mulheres, também é o dia delas, pois em cada mulher habita a força o sagrado e mistério. Na encruzilhada do mundo, onde o patriarcado e o preconceito se encontram, a beleza e a força da Pomba Gira dança e gargalha mostrando que ser livre é ser você mesma, é viver sem medo. É o peso rompendo o véu da ignorância e construindo um novo mundo de igualdade e segurança.
Quem é Pomba Gira?
Diferente do que muito se fala, Pomba Gira não é aquela que faz amarrações amorosas ou sexualiza as pessoas, leva aos vícios e etc. Ela é uma entidade ligada aos desejos, ou seja, não apenas o amoroso, mas o desejo de uma vida mais próspera, de conquistar algo, de ser alguém melhor - diferente de Exu, que tem a característica de exteriorizar. A Pomba Gira é a senhora dos interiores, ou seja, ela trabalha com aquilo que está oculto em nosso coração, na noite escura de nossa alma, levando o entendimento e o amor próprio. Com a sua sabedoria traz palavras duras quando é preciso, mas também oferece leveza na vida.
Com a sua dança e gargalhada, Pomba Gira leva encanto, brilho e alegria, despertando o que há de melhor no íntimo de nosso ser, pois como diz o ditado popular "quem canta e dança os males espanta.". E, assim como Exus, Pomba Gira também nos guarda das energias e entidades negativas, trazendo proteção aos seus filhos e lares.
Sagrado Feminino e Masculino?
Na cultura ocidental se tem a ideia de sagrado masculino e feminino imaginando somente a polaridade através dos órgão sexuais. Porém, isso vai muito além de disso e dessa cultura falocêntrica - a maneira mais fácil de se entender isso é através do famoso Yin e Yang, pois enquanto Yin é o passivo, frio, noturno, escuro e feminino, o yang representa o ativo, quente, claro, luz e o masculino. Os dois juntos representam o equilíbrio dessas duas forças, já que o tempo todo variamos entre o passivo e o ativo - um exemplo é quando estamos conversando com alguém: o momento da fala é uma energia ativa e quando se escuta trata-se de uma energia passiva. O psicólogo Carl Gustav Jung traz em sua teoria a Anima - parte feminina na psique do homem - e Animus, a parte masculina na psique da mulher. Sendo assim, podemos entender que homens e mulheres possuem o sagrado masculino e feminino e quando se diz em Anima ou esse sagrado feminino, é a representação dessa força intuitiva, passiva e acolhedora. Quando pensamos em Animus e sagrado masculino, é representado pelo poder mental, racionalidade, coragem e força de agir.
Dia das Mulheres e Pomba Gira
Existe uma ligação especial entre o Dia das Mulheres e as Pomba Giras, pois essa entidade é a representação do sagrado feminino e da mulher em toda a sua essência e virtude. O Dia 8 traz essa homenagem, pois em 1908, 129 mulheres morreram queimadas em uma fábrica em Nova York após tentar reivindicar seus direitos. A Pomba Gira, assim como outras entidades que já viveram em terra, voltaram para nos dar direcionamento, sentido para uma vida que muitas das vezes se encontra perdida. Assim, se deparam com o desencantamento de uma sociedade machista, misógina, que tende a sexualizar e objetificar mulheres o tempo todo, nos apresentando máscaras sociais escondendo a beleza e a verdadeira essência do que somos.
Pomba Gira que foi chamada de prostituta, queimada em fogueiras da inquisição, acusadas de bruxaria ou mortas por feminicídio, hoje baixam nos terreiros curando a chaga do coração, levando a certeza de que se é possível ser feliz e ser quem tu és. A força que a mulher carrega em seu ser mesmo com tantas dores e espinhos, não diminui o perfume e nem a beleza das rosas, nos encantando, seduzindo, a vida e subjugando a morte sobre o mundo, se apropriando e, assim, inspirando a ser senhoras do seu próprio destino.
Magias para Pomba Gira
Se você deseja atrair a energia da Pomba Gira para a sua vida (lembrando que homens também podem fazer e assim quebrar esse preconceito de trabalhar a energia feminina), essas firmezas podem ajudar a trazer toda a proteção e encantamento de vida.
Banho de Amor Próprio
Faça um banho com rosas vermelhas para buscar mais harmonia, proteção, ajuda a trabalhar o amor-próprio, magnetismo pessoal e limpeza energética.
Firmeza para Pomba Gira
Em um local separado do seu altar ou se já possui um altar onde faz firmezas para a esquerda, (se faz firmezas em locais diferentes para as entidades de esquerda pois está se trabalhando polaridades diferentes, não quer dizer que é ruim ou que vá fazer mal, apenas uma distinção de energias e egrégoras), acenda uma vela preta e vermelha ou somente na cor vermelha, coloque uma taça de vinho tinto ou champanhe rosé, uma cigarrilha. Peça a licença, saudando "Laroyê Pomba Gira" e faça os seus pedidos.
Vale lembrar que tudo é intenção e quando focamos em algo negativo ou desejamos amarrar ou atrapalhar a vida de alguém estamos atraindo essa energia de volta para a nossa.
Deixo aqui minha eterna gratidão a Dona Cigana da Estrada e Maria Padilha, a todas as Marias, todas as Pombas Giras e Mulheres. Que neste dia 8 de Março as Pomba Giras possam dançar e gargalhar na encruzilhada do coração de cada um, trazendo proteção e fazendo assim pulsar a vida, alegria, paixão e o amor.