Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Respira e não pira: como a respiração pode acabar com o estresse

Saber respirar de maneira consciente impacta todo o nosso corpo, e evita estresse e ansiedade. Confira como!

26 out 2023 - 15h01
(atualizado às 15h19)
Compartilhar
Exibir comentários

RESPIRA FUNDO! Quem nunca ouviu essa frase em um momento de estresse ou ansiedade: "Respira fundo. Conta até 10". Pois é, eu vim te dizer que essa frase faz sentido, respirar fundo de fato pode nos acalmar em momentos difíceis.

Saber respirar de maneira consciente impacta todo o nosso corpo, e evita estresse e ansiedade. Confira como! -
Saber respirar de maneira consciente impacta todo o nosso corpo, e evita estresse e ansiedade. Confira como! -
Foto: Shutterstock / João Bidu

Respirar é simples?

A respiração é uma das mais básicas funções do corpo, mas nós não precisamos fazê-la de maneira automática; podemos buscar uma respiração mais consciente e ter mais bem-estar! Afinal, um estudo americano recente destaca que regiões do cérebro ligadas à emoção, atenção e consciência corporal são ativadas quando prestamos atenção à nossa respiração. É importante voltar a atenção para tudo que nos nutre (alimentação, pensamentos, sentimentos, conteúdos, amizades e influências). As respirações também são fonte de nutrição para nossa mente e nosso corpo. Aí você pode dizer: mas eu não preciso disso, eu sei respirar!

O malefício de respirar errado

Porém, na maioria das vezes respiramos errado e isso traz sintomas físicos e emocionais que podem ser modificados. Sabe quando você está sobrecarregado no trabalho, cheio de atividades para fazer, estresse, pensando no que ainda precisa executar quando chegar em casa. É então que o coração acelera, dá aquele mal-estar, frio na barriga, desconforto ou vontade de chorar. Nesse momento você está possivelmente em uma crise de ansiedade, com sintomas físicos. Pare e preste atenção na sua respiração, certamente ela está desregulada, é um mecanismo automático do corpo.

Pranayama

O prana não vem de nenhuma coisa que possa ser comprada, como alimentos ou bebidas - ele vem da respiração. Aquele respirar fundo e tranquilo depois de uma boa atividade física; ou quando estamos com a pessoa amada; ou quando dormimos. O corpo físico pode até estar bem, mas pode estar "anêmico" de prana.

Yama significa, a grosso modo, caminho. O termo se refere às regras de conduta ética que fazem o verdadeiro yogi.

Quando respiramos profundamente o corpo entende que não há perigo e pode relaxar, liberando substâncias calmantes no cérebro e no corpo. 

Pratique!

Respiração alternada

Trata-se de uma respiração intercalando as narinas. O exercício ocorre com movimentos dos dedos nas vias nasais enquanto acontece o processo de inspirar e expirar o ar. Esses movimentos, deverão servir para intercalar a entrada do ar pelas narinas e pode ser realizado a qualquer hora do dia e em uma posição confortável. Com o ambiente preparado e pronto para fazer a prática, coloque os dedos indicador e médio da mão direita entre as sobrancelhas e posicione seus dedos anelar e mindinho na narina esquerda, enquanto o polegar ficará posicionado na narina direita. Em seguida, feche a narina direita com o polegar e expire pela narina esquerda. Depois, inspire pela mesma narina, feche o lado esquerdo com o polegar e o mindinho e expire pela narina direita, inspirando pela mesma narina na sequência. Repita esses movimentos até se sentir mais relaxada.

Abdominal ou diafragma

Observe a sua respiração natural e aos poucos, perceba e faça com que o seu abdômen expanda para cima na inspiração e se recolha na expiração. Como se fosse uma bexiga de ar na sua barriga, enchendo e esvaziando. Com o tempo de prática, a respiração ficará mais natural e espontânea. Além de trazer diversos benefícios.

João Bidu
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade