Roda da Vida: Conheça os oito pilares que influenciam seu sucesso e prosperidade
Primeiros dias de um novo ano são ideais para rever metas pessoais e profissionais
Estamos nos primeiros dias de 2023, momento ideal para começar a pensar e rever suas metas pessoais e profissionais para o ano. Metas, sonhos e objetivos nos impulsiona todos os dias. Realizar um sonho e conquistar uma meta, é certeza de bem estar e autoestima elevada.
A todo o momento temos que trabalhar nossas metas e sonhos de conquista.
Devemos todos os dias ao levantar ter sempre uma atitude positiva e a decisão fundamental para sua vida: conquistar algo que deseja muito. Pode ser um novo emprego. Trocar de carro. Viajar. Ser mais feliz. Amar, namorar e casar. E outros tantos sonhos e metas.
Que maravilha que você acordou decidido a vencer, conquistar e usufruir de cada conquista.
Então, você começa a planejar o que quer, estabelece as metas e começa a executar o trabalho. Mudanças ocorrem. Ajustes são normais no trajeto das metas. Desafios sempre nos impulsiona para frente ou nos freia pelo caminho.
No entanto, no caminho das realizações, o gás das pessoas começa a falhar e acabar. Gás acabando e a motivação começa a pifar. Ou seja, seu desejo de conquistar e ter sucesso na vida não vai ocorrer tão cedo ou nunca.
O que pode fazer com que as pessoas fiquem sem gás ou desmotivadas? Minha resposta é que alguma área ou pilar da vida não esteja indo bem.
Se um pilar da sua vida não estiver bem, irá afetar os demais setores e até a sua autoestima. Mas como descobrir que é isto o que está prejudicando o sucesso? Conheça a Roda da Vida:
1. Financeiro: esta área se refere a seu ganho monetário, dinheiro advindo de seu trabalho, ganhos financeiros, aluguéis, etc. Como está o seu equilíbrio financeiro? O seu padrão de vida é compatível com os seus ganhos?
2. Família: esta área se refere a sua família de origem e/ou a família que está construindo agora. Independentemente de estarem vivos ou não, como é (era) o seu relacionamento com os seus pais? Você conhece a história de vida deles? Como é a sua relação com os seus filhos?
3. Relacionamento afetivo: existe harmonia no seu relacionamento? Você considera as ideias e opiniões de seu companheiro mesmo sendo contrárias as suas? Qual a participação dele em sua vida? Vocês conversam e compartilham situações, sentimentos e emoções regularmente?
4. Saúde e disposição física: você costuma dormir profundamente? Sente que o seu sono foi restaurador? Pratica alguma atividade física? Como é seu grau de energia, vitalidade e motivação?
5. Vida social, lazer e atividade comunitária: esta seção é dividida em dois aspectos: vida social e atividade comunitária. O seu círculo de amigos te energiza e te nutre? Você os encontra ou fala com eles regularmente? Você costuma ir ao cinema, teatro ou parques? Ou faz atividades externas que lhe dão prazer? Costuma viajar?
6. Carreira e trabalho: você está satisfeito com a sua atividade profissional? Se sente realizado? Tem perspectiva de progresso e desenvolvimento?
7. Intelectual: costuma usar parte de seu tempo de folga com atividades de autoaperfeiçoamento que podem lhe proporcionar uma vida pessoal e profissional melhor? Costuma frequentar seminários, cursos e atividades culturais? Mantêm-se atualizado em sua área profissional e de interesse?
8. Espiritual: você tem uma crença religiosa que serve de suporte ou acredita em uma sabedoria maior que rege a sua vida? Você se sente conectado a tudo e a todos? Você se considera um buscador ou uma pessoa espiritual ou religiosa? O quanto esta área tem nutrido a sua vida?
Os pilares com notas altas estão em bom aspecto na sua vida e devem continuar com nota alta e dando satisfação a pessoa.
O perigo mora nos pilares com notas mais baixas. Elas demonstram a insatisfação com áreas da vida. E estas áreas são as que as pessoas devem ter mais atenção e trabalhar mais para aumentar a satisfação.
Uma pergunta que deve fazer sempre é: “Como posso melhorar uma área da minha vida?”. Se não conseguir, busque ajuda e orientação.