Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Santa Ana e São Joaquim: conheça a história dos padroeiros do avós

Eles foram os primeiros educadores da Virgem Santíssima. Conheça a história de Santa Ana e São Joaquim

26 jul 2023 - 09h01
(atualizado às 21h52)
Compartilhar
Exibir comentários

Hoje (26) é celebrado o dia de Santa Ana e São Joaquim, os padroeiros dos avós. Pais de Nossa Senhora, eles foram os primeiros educadores da Virgem Santíssima. Em princípio, Ana teria nascido em Belém. São Joaquim na Galileia e, apesar das dificuldades, o casal viveu uma vida de devoção, fé e temor a Deus. Conheça aqui a história dos padroeiros dos avós.

Conheça os padroeiros dos avós -
Conheça os padroeiros dos avós -
Foto: Shutterstock / João Bidu

História de Santa Ana e São Joaquim

O nome Ana vem do hebraico Hanna e significa "graça". Joaquim equivale a "Javé prepara ou fortalece". Santa era de família descendente do sacerdote Aarão. Ela casou-se ainda jovem, como toda moça em Israel naquele tempo. São Joaquim era um homem de posses, reconhecido na sociedade e descendente da família real de Davi. O casal vivia em Jerusalém e se relacionava com pessoas de todo Israel.

No entanto, o casal enfrentava um problema: ambos eram estéreis. Santa Ana e São Joaquim, contudo, eram pessoas de fé e confiavam em Deus. Os escritos bíblicos dizem que São Joaquim resolveu retirar-se no deserto para fazer penitência. Nesse momento, um anjo apareceu e disse que suas orações tinham sido ouvidas.

Nesse meio tempo, o anjo também se fez presente a Santa Ana, assim confirmando que as orações do casal tinham sido ouvidas. Ana engravidou pouco tempo depois. Acredita-se que Deus estava preparando Santa Ana e São Joaquim para gerar Maria, a virgem pura concebida sem pecado. 

A tradição cristã diz que o dia 8 de setembro do ano 20 a. C., Santa Ana deu à Miriam, que em hebraico, significa "Senhora da Luz". Na tradução para o latim ficou Maria. A tradição ainda fala que o casal já estava em idade avançada. Então, Maria foi levada ao Templo assim que completou 3 anos, para ser consagrada ao seu serviço, conforme Santa Ana e São Joaquim haviam prometido em suas orações. 

Culto aos avós de Jesus

A devoção a Santa Ana e São Joaquim começou no Oriente nos primeiros séculos do cristianismo. A princípio, apenas Santa Ana era comemorada e em dias diferentes no Ocidente e no Oriente. No entanto, o Papa Paulo VI uniu as celebrações em uma única data, 26 de Julho.

Os avós de Jesus inspiram carinho, confiança e atenção. Santa Ana reconhece o aconchego que só as avós podem dar aos netos. Podemos contar com a mesma confiança de nossos avós para pedir graças a Santa Ana e São Joaquim.

Oração de Santa Ana e São Joaquim

"Ó Beatíssimos pais da Mãe de Deus, São Joaquim e Santa Ana, nós vos saudámos e bendizemos com devoção e amor. Alegramo-nos de todo o coração pela vossa glória e por aquele sublime privilégio pela qual Deus vos escolheu para serdes os pais da Mãe de Deus, Maria Santíssima. Rogai por nós a Jesus e a Maria para que nós os agrademos em tudo. Tende piedade de nós como os pais têm de seus filhos. Nós vos pedimos do fundo do coração para que intercedeis ao vosso divino Neto para que nos ajude na nossa caminhada e ilumine os nossos espíritos. Sede nossos consoladores na vida e na morte. Assisti-nos na nossa última agonia, para que dignamente recebamos os santos sacramentos da Igreja e, partindo deste mundo com o coração contrito, possamos chegar ao céu. Amém".

João Bidu
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade