Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Terça-feira é dia de Oxumaré: aprenda mais sobre o orixá mensageiro

Oxumaré está relacionado aos movimentos e a prosperidade. Nesta terça, João Bidu conta mais sobre o orixá mensageiro

10 set 2024 - 12h02
Compartilhar
Exibir comentários

Oxumaré é o orixá do movimento! Desse modo, sua história caminha junto com os ciclos e com as transformações que perpetuam a vida. Ele é responsável por permitir a continuidade do ciclo natural da vida, assim transitando entre o masculinoe feminino, e apresentando estas características. Oxumaré é o mensageiro divino que traz a água das nuvens para semear a prosperidade entre os seres humanos.

O arco
O arco
Foto: íris simboliza este orixá - Shutterstock / João Bidu

Símbolos e prosperidade

Dentro das lendas, Oxumaré é representado pela cobra arco-íris, assim trazendo características do animal como a mobilidade, agilidade e destreza. Além disso, o orixá mensageiro mora no céu e viaja através do arco-íris para nos visitar no plano terrestre. Oxumaré traz em seus ensinamentos as realizações ligadas à fortuna, abundância, prosperidade e riqueza.

Filhos de Oxumaré

Os filhos de Oxumaré são abertos à renovação e mudanças. Eles encaram a vida como uma matéria mutável e sentem a necessidade de passar por transformações para marcar os ciclos. No entanto, eles também são pessoas pacientes e obstinadas a alcançar seus sonhos. Caminham de um extremo a outro com facilidade.

Batata Doce como Oferenda 

Antes de mais nada, quando for fazer uma oferenda a qualquer orixá, é importante que você obtenha orientação de alguém responsável do Candomblé ou Umbanda. Afinal, cada entidade tem suas peculiaridades que devem ser respeitadas durante estes rituais. 

A batata doce é uma das mais famosas oferendas para Oxumaré. Primeiramente, cozinhe 500 gr de batata doce e descasque. Em seguida, adicione dendê e amasse até formar um purê homogêneo. Então, divida esse purê em duas partes iguais. Agora, molde duas serpentes e arrume elas em circunferência, uma com a cabeça na direção do rabo da outra. Faça olhos das serpentes com feijão fradinho e decore o corpo delas com ele se preferir. Adicione mais dendê no preparado e ofereça a Oxumaré.

João Bidu
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade