Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vipassana: conheça umas das meditações mais antigas e saiba como fazer

Conheça a meditação do silêncio absoluto

24 ago 2020 - 18h10
Compartilhar
Exibir comentários
Conheça a meditação do silêncio absoluto - Shutterstock
Conheça a meditação do silêncio absoluto - Shutterstock
Foto: João Bidu

Vipassana, que significa ver as coisas como realmente são, é uma das mais antigas técnicas de meditação da Índia. Foi redescoberta pelo Buda Gotama há mais de 2500 anos e ensinada por ele como um remédio universal para males universais. Esta técnica visa a total eliminar as impurezas mentais e resulta em felicidade suprema e uma libertação completa.

Vipassana é um caminho de autotransformação através da auto-observação. Focaliza-se na profunda conexão entre a mente e o corpo, que pode ser experimentada diretamente pela atenção disciplinada às sensações físicas, que formam a vida do corpo e que se interconectam continuamente e condicionam a vida da mente. 

A técnica é ensinada em cursos de dez dias. Esse curso requer trabalho sério e árduo.

Há três passos no treino:

 O primeiro passo:

Abster-se — durante todo o curso — de falar, matar, roubar, manter atividade sexual, mentir e tomar intoxicantes. Este simples código de conduta moral serve para acalmar a mente que, de outra forma, estaria muito agitada para executar a tarefa de auto-observação.

O segundo passo:

Desenvolver o domínio da mente aprendendo a fixar a atenção na realidade natural do fluxo da respiração, sempre em mudança, enquanto entra e sai das narinas. Ao longo dos dias a mente fica mais calma e focada, estando melhor preparada para observar as sensações de todo o corpo, compreender a sua natureza e desenvolver a não reação.

O último passo:

Finalmente, no último dia os participantes aprendem a meditação do amor ou boa vontade face a todos, na qual a pureza desenvolvida durante o curso é partilhada com todos os seres. Toda a prática é, na verdade, um treino mental. Tal como como usamos exercícios físicos para melhorar a saúde do nosso corpo, a Vipassana pode ser utilizada para desenvolver uma mente saudável.

Benefícios da Meditação Vipassana:

Autoconhecimento

Com a meditação Vipassana você se avalia constantemente e ainda mais intensamente. É um caminho muito desafiador no começo, mas aos poucos você se encontrará as melhores escolhas para o seu momento de vida.

Silêncio 

É bastante difícil encontrarmos alguém que fique em silêncio, ainda mais nos dias atuais. Com a meditação, passamos a ter controle de todo o fluxo mental, controlando seu movimento, auxiliando assim na percepção mais intensa das coisas.
 

 Produtividade

Ao invés de dissipar nossa mente em várias ações ao mesmo tempo, conseguimos ter mais disciplina e atenção plena ao cumprir algum compromisso. É importante Produzir com qualidade e foco e não só quantidade.  

Atenção

A Vipassana ajuda a focalizar a sua mente em um objeto por vez. Somos induzidos a fazer várias coisas ao mesmo tempo e isso pode ser muito prejudicial à saúde. Quando focamos em uma coisa de cada vez, respeitamos o fluxo natural da natureza. 

Os resultados vêm gradualmente pela prática contínua. Quanto mais se pratica a técnica, mais se é libertado do sofrimento, e mais se está próximo do objetivo final da libertação completa. Mesmo dez dias podem dar resultados vívidos e obviamente benéficos para a nossa vida.

Assim sendo, abra mão de alguns instantes do seu dia e se projete à frente. Transformações de verdade levam tempo para serem alcançadas, mas a sua garantia é absoluta. Faça sua mente e corpo florescerem e continuadamente, seja melhor do que seu Eu de ontem.

João Bidu
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade