Você sabe a diferença entre tarot e oráculo? Entenda
Primeiramente, é importante entender que o tarot é um tipo de oráculo, mas existem algumas regras sobre eles. Os oráculos são fluidos e podem apresentar quase qualquer tipo de conteúdo. No tarot, há 78 cartas. Já os oráculos, por outro lado, não têm um número definido de cartas. As runas, por exemplo, são um tipo […]
Primeiramente, é importante entender que o tarot é um tipo de oráculo, mas existem algumas regras sobre eles. Os oráculos são fluidos e podem apresentar quase qualquer tipo de conteúdo. No tarot, há 78 cartas. Já os oráculos, por outro lado, não têm um número definido de cartas. As runas, por exemplo, são um tipo de oráculo que possui 24 símbolos + a runa de Odin. Você pode encontrá-las tanto no formato de cartas quanto em pequenas pedras, por exemplo.
As cartas de tarot têm uma estrutura tradicional e cada carta apresenta os mesmos significados, ainda que existam muitas variações de decks de tarot e muitas interpretações diferentes acerca das cartas. A maioria dos baralhos são derivados do Rider-Waite e suas cartas possuem os mesmos significados das outras versões de tarot. As imagens e as fotos podem ser completamente diferentes, mas, muitas vezes, a mensagem por trás das cartas é muito semelhante. Assim, com o tarot, há sempre um tema único que percorre a maioria das cartas, enquanto que as cartas (ou qualquer outro material) dos oráculos em geral, não há.
Energeticamente, os oráculos possui uma vibração muito forte. Eles oferecem uma visão muito ampla do que está acontecendo. As cartas do tarot podem fornecer interpretações muito detalhadas - afinal, esse oráculo possui 78 cartas diferentes que, inclusive, podem ser interpretadas de formas distintas quando viradas de cabeça para baixo, a depender da abordagem do tarólogo.
Pense no tarot como as páginas de um livro. Quando você está fazendo uma leitura com as cartas do tarot, é como um livro de histórias, e cada uma desses símbolos é como uma página desse conto. Com os outros oráculos no geral, podemos também pensar dessa mesma forma, mas, por outro lado, alguns mais simples e menos detalhados podem ser metaforicamente entendidos como o livro inteiro ou, então, um capítulo do livro.
Como usar as cartas de tarot e outros oráculos juntos
Muita gente adora usar as cartas de tarot e outro tipo de oráculo juntos. Aqui estão duas maneiras de fazer isso:
- No início de uma leitura, tire uma carta (ou uma pedra, enfim…) do oráculo escolhido para entender o tema geral ou o sentimento que está influenciando a situação. Qual é a energia circundante? Em seguida, faça a leitura do tarot com várias cartas para obter uma visão mais completa. Além disso, procure o tema que apareceu no outro oráculo na leitura do tarot. Muitas vezes você encontrará as cartas do tarot explicando com mais detalhes o que está acontecendo.
- Ao final da leitura do tarot, tire uma carta (já ficou claro que não precisa necessariamente ser uma carta, né?) para entender a síntese da tiragem de tarot, ou para dar conselhos e recomendações, servindo como uma mensagem de despedida ao consulente (ou a si mesmo, se for o caso).
Alguns oráculos além do tarot tradicional
- Runas Futhark
- Oráculo Houhou
- Baralho cigano
- Tarô de Belline
- I Ching
- Oráculo da Deusa
- Oráculo Xamânico
- Oráculo dos Anjos e Ancestrais
- Oráculo Kuan Yin
- Oráculo Wicca das Bruxas
- Oráculo astrológico
- Oráculo Ho'oponopono
- Oráculo das intenções
- Oráculo da Lua
- Oráculo da benzedeira
- Oráculo das flores Joel Aleixo
- Oráculo das fadas
- Oráculo das árvores