Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Hsu Chien: por trás das câmeras

Conheça o diretor de diversos filmes nacionais de sucesso Quando pensamos em filmes ou séries, normalmente os primeiros nomes que vêm à nossa cabeça são os dos atores e atrizes que deram vida aos papéis que amamos. Entretanto, algo que costumamos esquecer é justamente quantas pessoas (e profissionais!) são necessários para se criar um filme, […]

18 out 2024 - 17h29
Compartilhar
Exibir comentários

Conheça o diretor de diversos filmes nacionais de sucesso

Quando pensamos em filmes ou séries, normalmente os primeiros nomes que vêm à nossa cabeça são os dos atores e atrizes que deram vida aos papéis que amamos. Entretanto, algo que costumamos esquecer é justamente quantas pessoas (e profissionais!) são necessários para se criar um filme, dentre roteiristas, produtores, assistentes e diretores! A Malu conversou com Hsu Chien, o diretor por trás de sucessos nacionais como Desapega! (2023), Morando com o crush (2024) e De Repente, Miss (2024).

Créditos: arquivo pessoal
Créditos: arquivo pessoal
Foto: Revista Malu

Paixão sem cura

O pai de Hsu tinha um sonho: queria que o filho fosse médico. Quando esse filho, então um rapaz, disse a ele que na verdade queria trabalhar com Cinema, a ideia pareceu loucura. "Eu nunca estive confortável nesse sonho que ele tinha, e quando finalmente disse isso a ele, foi uma grande frustração. Mas ainda assim, segui em frente e defendi meu sonho. Meu pai só compreendeu melhor minha profissão muitos anos depois, quando o levei pra assistir um curta-metragem que eu fiz", comenta. Vieram diversos projetos desde então. Desapega!, por exemplo, foi uma das maiores bilheterias nacionais de 2023. Além de Diretor de Cinema, Hsu se tornou professor e assistente de direção.

Inspirações e conselhos

Quando pergunto se ele tem algum filme preferido dentre os que dirigiu, Hsu diz que jamais conseguiria escolher. "Prefiro sempre dizer que minha paixão está no último projeto que dirijo, pois é nele que deposito minhas esperanças. Do público aprovar, da crítica aprovar…", discorre.

Mas como um bom cinéfilo, o filme preferido 'da vida', ele tem. E mais de um, claro. "8 ½, de Federico Fellini, lançado em 1967. E Iracema, uma transa amazônica, de 1975, são os que eu aconselho que todo mundo assista, principalmente quem quer fazer cinema", explica.

Carreira em movimento

Nascido em Taiwan em 1967, Hsu é brasileiríssimo. Isso porque ele veio morar no Brasil com apenas quatro anos, e como a filmografia dele bem mostra, é um apaixonado ferrenho por nossa cultura e senso de humor. Ser hoje um representante do Brasil e levar alegria para o público através de seus filmes de comédia é, para ele, um motivo de grande orgulho, e ele revela torcer muito para que o audiovisual brasileiro se desenvolva cada vez mais. "Uma grande dificuldade que o cinema nacional enfrenta é a disputa de telas nas salas de cinema com os filmes estrangeiros, mas com a aprovação das cotas nacionais, espero que tenhamos melhores resultados em bilheteria e aos poucos, um retorno maior do público. Mas ainda há um longo caminho a percorrer", finaliza.

Vem novidade aí!

O próximo filme de Hsu, A banda, já está filmado. Trata-se de uma comédia musical que se passa em uma competição de música country, e conta com elenco de peso, com nomes como Lucas Penteado e Werner Schünemann. O diretor faz mistério sobre outros detalhes, mas garante uma coisa: "Vai ser muito divertido!"

Revista Malu Revista Malu
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade