Ícone da padronagem 'zigue-zague', Rosita Missoni morre aos 93 anos
A estilista e empresária Rosita Missoni, responsável por fundar a icônica grife Missoni junto ao marido Ottavio Missoni, morreu na manhã desta quinta-feira, 2, aos 93 anos de idade. A notícia foi divulgada pelo Women's Wear Daily (WWD), considerado o maior jornal comercial da indústria de moda.
Rosita criou designs que desafiavam as tendências tradicionais da época, apostando em padrões geométricos, listras, zigue-zagues e combinações vibrantes de cores. Essas padronagens se tornaram a assinatura visual da marca Missoni, estabelecendo um estilo distinto e imediatamente reconhecível.
Iniciou sua trajetória profissional como atleta, conhecendo o companheiro nas Olimpíadas de Londres, em 1948. Por lá também, começou a se aventurar na moda, confeccionando agasalhos para companheiros do time italiano na competição.
Vida pessoal
Casou-se em Lombardia, na Itália, em 1953, e expandiu o negócio ao transformar em uma grife, contando com a ajuda da jornalista de moda Diana Vreeland que, direto dos Estados Unidos, divulgou ao mundo a famosa padronagem.
Até 2018, a família Missoni detinha 100% da marca, mas vendeu 41,28% para um fundo. Desde então, a filha Angela assumiu a presidência da marca, com Rosita passando os anos finais sendo diretora criativa, posteriormente renunciando ao título.