Inchaço corporal: saiba quais alimentos evitar
Especialista revela alimentos que causam inchaço corporal, deixando aquela impressão de "barriga estufada" na pessoa
Sabe aqueles dias nos quais você sente sua barriga meio estufada, as roupas mais apertadas e até pensa que engordou de um dia para o outro sem tanto motivo? Muitas vezes, o caso não é esse, mas sim que você está com um inchaço corporal.
Isso tem a ver com o que você come, porém não necessariamente quer dizer que você ganhou gordura. Além disso, pode ter outras causas, como alterações hormonais, sobrepeso, intoxicação por metais tóxicos e intoxicação por parasitas.
A nutricionista Letícia Fontes, nutróloga da clínica MEI, listou os alimentos vilões para o inchaço corporal e os que podem ajudar quando o problema surgir. Veja abaixo:
Alimentos para evitar
Alguns dos alimentos que causam o inchaço corporal são:
- Bebidas gaseificadas: elas possuem pH muito ácido
- Bebidas enlatadas ou em caixinhas: contêm excesso de conservantes
- Alimentos com excesso de sal refinado (sódio): embutidos, biscoitos, temperos prontos, sopa/macarrão instantâneo, molho pronto
- Alimentos com corantes artificiais: balas, gelatinas e refrigerantes
Isso não quer dizer que você nunca possa consumir esses tipos de alimentos. Contudo, se exagerar neles ou já tiver uma propensão maior a sentir o inchaço corporal, pode acabar tendo desconforto.
Alimentos que diminuem o inchaço
Já os alimentos que ajudam a aliviar o inchaço corporal são:
- Chá de cavalinha
- Chá de hibisco
- Chá verde
- Chá de quebra-pedra
- Pepino
- Agrião
- Salsão
- Melão
Além desses alimentos, a nutricionista ainda destaca a necessidade de beber bastante água, no mínimo dois litros por dia. Isso ajuda a ter um bom funcionamento dos rins, sistema circulatório e linfático. A ingestão de água também é um grande auxílio no processo de eliminação de toxinas.
Praticar exercícios regularmente é outro hábito essencial para reduzir o inchaço e melhorar a circulação. Caso você ajuste esses hábitos e mesmo assim sofra bastante com a retenção, é indicado procurar um especialista para te ajudar a resolver o problema.
Fonte: SportLife