Já ouviu falar na nova tendência do TikTok de água de girino? Confira
A mistura de água, suco de limão e sementes de chia está dando o que falar e promete benefícios para o corpo e até o emagrecimento; entenda
Você já ouviu falar em água de girino? A nova tendência do TikTok tomou as redes e os ouvidos da mulherada, pois promete ajudar na perda de peso, além de trazer outros benefícios. Será verdade?
O que é a água de girino?
Apesar do nome, a água de girino nada mais é que uma inovação da água com chia, que você provavelmente já deve ter provado ou conhecer alguém que bebe. A mistura, agora, leva água, suco do limão e sementes de chia, e é chamada assim por causa da aparência.
Quais são os benefícios?
- Fibras: As sementes são ricas em fibras, o que ajuda a deixar a digestão mais lenta e dar mais energia ao corpo. E, segundo especialistas, ela não faz perder calorias diretamente. O que acontece é que ela aumenta a saciedade, o que faz a pessoa ficar com menos fome e, assim, diminuir o intervalo entre a próxima alimentação.
- Ácidos graxos ômega-3: Os grãos também são fonte de ácidos graxos ômega-3, o que pode gerar benefícios para a saúde cardíaca, além de contribuir para a baixos níveis de açúcar no sangue, pressão arterial e inflamação, ajudando também nos níveis do colesterol.
- Nutrientes: As sementes de chia possuem muitos nutrientes, como proteína, vitaminas - que variam entre A, C, ácido fólico e tiamina - e antioxidantes. Ademais, contêm bastante cálcio, fósforo potássio e magnésio.
- Hidratação: Só de estar bebendo mais água, a hidratação será maior, e a presença do limão ajuda a manter esse estado por mais tempo.
- Vitamina C: O suco do limão, por sua vez, é rico em vitamina C, o que auxilia no sistema imunológico e ainda melhora a saúde da pele.
Cuidados
A quantidade é uma das primeiras coisas com que se precisa ter cuidado, pois, além de que consumir as sementes de chia em excesso pode levar a um ganho de peso, pode gerar outros efeitos. A combinação dos três ingredientes pode gerar mudanças no comportamento intestinal, principalmente em que não ingere bastante fibra no dia a dia. Sendo assim, podem surgir constipações, diarreia, mais gases, dores abdominais e inchaço.
Quem tem condições inflamatórias intestinais deve evitar esta mistura. E, em casos de tratamentos com remédios, pode gerar complicações como reações alérgicas e influenciar a pressão arterial, então consulte um médico antes de adicionar esta receita à sua rotina.
Em hipótese alguma, consuma as sementes de chia de forma seca, pois elas podem expandir o esôfago e causar um bloqueio, correndo riscos de asfixia. Sendo assim, deixe-as de molho por 15 a 30 minutos antes de consumi-las. Por fim, se você não se adaptar com a água, pode trocá-la por pratos e bebidas, como produtos assados, smoothies e iogurtes. No caso de receitas veganas, ela pode ser uma boa substituta para o ovo.
E aí, gostou dessas dicas?