Jaca é uma das frutas campeãs em nutrientes; confira benefícios
Ela é a maior fruta de árvore do mundo e pode atingir até 35 kg de peso
A jaca é uma fruta tropical cheia de sabor e nutrientes. Ela contém mais proteína do que frutas similares, e um pouco de quase todas as vitaminas e minerais que você precisa. É cultivada em regiões tropicais do mundo. Nativa do sul da Índia, se espalhou pelo Brasil depois de ser introduzida pelos portugueses; faz parte da família de plantas Moraceae, que também inclui figo, amoreira e fruta-pão. Ela tem uma casca externa espinhosa e é verde ou amarela por dentro.
Um aspecto único da jaca é seu tamanho incomumente grande. É a maior fruta de árvore do mundo e pode atingir até 35 kg de peso. Tem um sabor doce e frutado sutil. Dizem que tem gosto semelhante a uma combinação de frutas, incluindo maçãs, abacaxis, mangas e bananas. Veganos e vegetarianos costumam usar essa fruta como um substituto de carne devido à sua textura, que é comparável à carne desfiada.
Como a jaca é capaz de suportar climas tropicais, ela pode ser uma grande fonte de calorias e carboidratos para pessoas em países em desenvolvimento que correm risco de passar fome. Embora seja cultivada em áreas tropicais, ela está se tornando mais amplamente disponível em outras partes do mundo, incluindo os EUA.
A parte mais comumente consumida da jaca é a polpa, comestível tanto quando madura quanto verde. Pode ser usada em pratos doces e salgados, incluindo sobremesas e curries. As sementes também são seguras para comer.
Repleta de nutrientes
A jaca tem um perfil nutricional impressionante, contém uma quantidade moderada de calorias, fornecendo 155 em uma porção de uma xícara (165 gramas). Aproximadamente 92% das calorias vêm de carboidratos, enquanto o restante vem de proteínas e uma pequena quantidade de gordura. Além disso, contém um pouco de quase todas as vitaminas e minerais de que você precisa, bem como uma quantidade interessante de fibras. Uma xícara da fruta fatiada fornece os seguintes nutrientes:
- Calorias: 155
- Carboidratos: 40 gramas
- Fibra: 3 gramas
- Proteína: 3 gramas
- Vitamina A: 10% da Ingestão Diária Recomendada (IDR)
- Vitamina C: 18% da IDR
- Riboflavina: 11% da IDR
- Magnésio: 15% da IDR
- Potássio: 14% da IDR
- Cobre: 15% da IDR
- Manganês: 16% da IDR
O que torna a jaca única em relação a outras frutas é seu conteúdo de proteína. Ela fornece mais de 3 gramas de proteína por xícara, em comparação com 0-1 gramas em outros tipos semelhantes de frutas, como maçãs e mangas. A jaca também é rica em vários tipos de antioxidantes, que provavelmente são responsáveis pela maioria de seus benefícios à saúde.
Ajuda a controlar o açúcar no sangue
A jaca tem várias propriedades que podem ajudar no controle do açúcar no sangue, pois tem um índice glicêmico (IG) bastante baixo, que é uma medida da rapidez com que o açúcar no sangue sobe após a ingestão de um alimento. Isso foi atribuído à fibra que ela fornece, que retarda a digestão e ajuda a prevenir picos de açúcar no sangue.
Dietas que incluem muitos alimentos de baixo IG demonstraram ser úteis para promover o controle do açúcar no sangue. Além disso, a jaca fornece proteína, o que pode ajudar a evitar que os níveis de açúcar no sangue subam muito rapidamente após uma refeição. Em um estudo, adultos que consumiram extrato de jaca apresentaram melhora significativa nos níveis de açúcar no sangue.
Além disso, um estudo com ratos diabéticos descobriu que o extrato da folha de jaca ajudou a reduzir os níveis de açúcar no sangue em jejum e proporcionou controle do açúcar no sangue a longo prazo. Esses efeitos foram atribuídos ao conteúdo de antioxidantes flavonoides da jaca, que são conhecidos por sua capacidade de promover níveis equilibrados de açúcar no sangue. Embora os resultados desses estudos sejam promissores, mais estudos com pessoas que comem jaca fresca são necessários para confirmar esses benefícios potenciais.
Protege contra doenças
A jaca é rica em alguns antioxidantes poderosos que fornecem vários benefícios à saúde, incluindo um risco reduzido de várias doenças. Os antioxidantes protegem suas células do estresse oxidativo e da inflamação, que geralmente resultam de danos causados por moléculas chamadas radicais livres.
Abaixo, alguns dos antioxidantes mais abundantes na jaca:
Vitamina C: a jaca contém grandes quantidades de vitamina C, que pode ajudar a prevenir a inflamação que pode levar a doenças crônicas como doenças cardíacas e câncer.
Carotenoides: foi demonstrado que os carotenoides ajudam a diminuir a inflamação e o risco de várias doenças crônicas, como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas
Flavanonas: contêm propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue, pressão arterial e colesterol — fatores importantes na redução do risco de diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.
Outros benefícios potenciais para a saúde
A fruta tem vários outros benefícios para a saúde que não foram estudados especificamente. Por exemplo:
Saúde imunológica: o conteúdo de vitaminas A e C que aumentam a imunidade da jaca pode ajudar a prevenir doenças. Comer esta fruta também é afirmado como útil para reduzir o risco de infecções virais.
Prevenção de problemas de pele: esta fruta fornece vários nutrientes e antioxidantes, como vitamina C, que podem melhorar a saúde da pele. Há evidências anedóticas de que consumir jaca pode retardar o envelhecimento da pele.
Saúde do coração: a jaca pode ter o potencial de reduzir o risco de doenças cardíacas devido ao seu conteúdo de potássio, fibras e antioxidantes.
Além disso, as raízes e os extratos têm sido usados na medicina tradicional indiana e do Sri Lanka para tratar várias condições, incluindo asma, diarreia e úlceras estomacais, mas esses efeitos nunca foram comprovados cientificamente. Embora esses benefícios relatados não sejam apoiados por evidências científicas, certamente vale a pena tentar incluir a jaca em sua dieta se você quiser melhorar sua saúde.
Riscos
Embora seja seguro para a maioria, alguns podem precisar limitar ou evitar a jaca. Certas pessoas são alérgicas a ela, especialmente aquelas alérgicas ao pólen de bétula. Além disso, devido ao seu potencial de reduzir os níveis de açúcar no sangue, indivíduos com diabetes podem precisar ter suas dosagens de medicamentos alteradas se comerem esta fruta regularmente. No entanto, o consumo de jaca nunca foi relatado como causador de quaisquer efeitos colaterais sérios, e ela é segura para a maioria das pessoas.
Fonte: Healthline