Lábios rachados: 4 dicas que ajudam a resolver o problema
Lábios rachados e ressecados podem se tornar um grande incômodo no dia a dia; veja as causas e como prevenir
Lábios rachados ou ressecados são um problema bastante comum, sobretudo em épocas mais frias. Muitas vezes, a boca fica machucada, causando incômodo e também favorecendo o aparecimento de doenças.
Existem vários fatores que influenciam esse inconveniente, por isso, é importante observar como estão seus hábitos e se eles podem estar por trás da situação. Entre as principais causas, estão: deficiência de vitaminas, clima seco, desidratação, exposição ao sol, diabetes e falta de higiene bucal.
Para te ajudar a lidar com os lábios rachados, a esteticista Katia Pacheco Barbosa elencou algumas ações simples para serem tomadas no dia a dia que podem ajudar a reduzir as rachaduras e melhorar a aparência da boca. Confira:
Beba água
Beber água irá hidratar seu corpo de fora para dentro, diminuindo, assim, as chances de desenvolver o ressecamento dos lábios. Dessa forma, procure manter-se hidratada: tome pelo menos 2 litros de água todos os dias.
Alimente-se bem
Uma alimentação balanceada também ajuda a prevenir os lábios rachados, afinal, a falta de vitaminas, como B12, B6 e ferro, contribui para o surgimento do problema. Portanto, inclua mais verduras, legumes e frutas no cardápio.
Invista em hidratantes labiais
Para evitar o incômodo provocado pelos lábios rachados, uma boa dica é investir em hidratantes labiais. Escolha um produto hidratante e umectante, com filtro solar em sua fórmula e nutrientes como vitamina E, lanolina, pantenol e ceras vegetais. Lembre-se de reaplicá-lo nos lábios várias vezes ao dia para reforçar a proteção.
Use batons hidratantes
Outra maneira de deixar a boca bonita e saudável é utilizando batons que possuam ação hidratante e proteção solar, para usar durante o dia. O uso desse tipo de produto ajuda a diminuir o ressecamento dos lábios. No entanto, o ideal é não utilizar gloss, pois o produto tende a ressecar ainda mais a boca.