Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Laranja Moro: Seria a solução para as gordurinhas extras?

Um dos ativos mais procurados nas farmácias - na forma de cápsulas - e que merece destaque é a laranja Moro, mas será que emagrece mesmo?

26 jul 2024 - 13h31
Compartilhar
Exibir comentários

Todos os dias são lançados no mercado ativos nutracêuticos que prometem perda de peso em um piscar de olhos. Não há um único dia, na minha existência profissional, que não receba as seguintes três perguntas, nessa exata ordem: "O que tem de novo no mercado que seja natural para emagrecer? Funciona mesmo? E em quanto tempo?".

Por causa dessa super propriedade antioxidante, a laranja Moro apresenta aplicações terapêuticas
Por causa dessa super propriedade antioxidante, a laranja Moro apresenta aplicações terapêuticas
Foto: Freepik / Bons Fluidos

Ainda não existe uma fórmula mágica para perda de peso se existisse a lipoaspiração não estaria entre as três cirurgias mais procuradas e realizadas no mundo, mas existem alguns ativos naturais que ajudam muito nesse processo, que se tornaram bem populares e hoje são os mais procurados - principalmente em farmácias de manipulação. Um desses ativos mais procurados nas farmácias - na forma de cápsulas - e que merece destaque é a laranja Moro, mas será que emagrece mesmo?

Primeiramente é importante entender o que são nutracêuticos. Nutracêuticos são extratos de alimentos altamente nutritivos, que atuam de forma biologicamente ativa, auxiliando nosso corpo em processos metabólicos e que podem agir prevenindo ou até tratando doenças clínicas. Diferente de produtos industrializados, os nutracêuticos são formados somente por ingredientes já presentes na nossa alimentação, mas que, dependendo da dieta, não conseguimos consumir e absorver nas quantidades ideais. É por isso que são considerados totalmente orgânicos, pois concentram apenas substâncias familiares ao nosso corpo, como nutrientes, vitaminas, proteínas e minerais, as quais chamamos de substâncias bioativas, logo os nutracêuticos são compostos bioativos funcionais que beneficiam nossa saúde auxiliando o bom funcionamento do organismo e são grandes aliados nas dietas de emagrecimento. Os   extratos de plantas, por exemplo, apresentam propriedades na perda de peso e proporcionam benefícios à saúde devido à presença de vários compostos polifenólicos. E é aí que a laranja Moro se encaixa.

O Citrus sinensis (L.) Osbeck é uma das laranjas extensivamente estudadas da família Rutaceae, como um ingrediente popular na Medicina Tradicional Chinesa por meio de preparações derivadas de cascas, frutas, flores, entre outros e normalmente cultivado na área em torno do vulcão Etna, no leste da Sicília (Itália). A cor da polpa é de um vermelho intenso, devido ao alto teor de antocianinas, que geralmente não é encontrado em outras frutas cítricas, características estas que só se desenvolvem quando as laranjeiras são cultivadas em condições climáticas e ambientais específicas, tais como dessa região. Essas laranjas são conhecidas como laranja Moro ou laranja vermelha e são popularmente comercializadas como extrato seco na suplementação alimentar, com o objetivo de promover a manutenção do peso corporal e prevenção da obesidade, devido à ação sinérgica entre seus compostos bioativos na redução da inflamação. Além disso, sabe-se que as laranjas vermelhas também possuem maior teor de vitamina C e compostos fenólicos do que as amarelas. Os compostos bioativos da laranja Moro são principalmente: Antocianinas, flavonoides, ácido ascórbico e ácidos hidroxicinâmicos, que apresentam excelente propriedade antioxidante.

Por causa dessa super propriedade antioxidante, a laranja Moro apresenta aplicações terapêuticas como agentes antidiabético, anti-obesidade e hipocolesterolêmicos eficazes. Já para o tratamento de disbiose intestinal, a laranja amarga é mais preferida.

É claro que sua propriedade antiobesidade é a que tornou popular, mas sabe por quê? Porque vários estudos demonstram os efeitos do extrato de laranja Moro na redução do tamanho dos adipócitos, no acúmulo de lipídios através da baixa de marcadores inflamatórios e do estresse oxidativo, na modulação da secreção de adipocitocinas (proteínas sinalizadoras celulares secretadas pelo tecido adiposo) e principalmente, na regulação na expressão de genes lipolíticos, na inibição de vias adipogênicas (que estimulam ou estão relacionados à formação de tecido adiposo) e no aumento da termogênese (queima de gordura). Todos esses efeitos parecem ser potencializados pela ação sinérgica desses compostos bioativos da laranja moro.

Briskey et al. (2022) foram outros estudiosos que realizaram um estudo randomizado, duplo cego e controlado por placebo em que avaliaram 98 homens e mulheres que receberam Morosil® (nutracêutico registrado da laranja Moro) ou placebo durante seis meses. Após a avaliação final com DEXA - uma técnica usada para medir a gordura corporal e o tecido magro usando dois raios X de energia diferentes - os autores observaram uma diminuição substancial na massa gorda e na gordura abdominal em comparação com o grupo placebo.

A laranja Moro possui destaque em estudos sobre o gerenciamento do peso, o cuidado e prevenção da obesidade, resistência à insulina, esteatose hepática e doenças cardiovasculares, em virtude da sinergia entre diferentes atividades proporcionadas por seus fitoquímicos, atuando principalmente nos adipócitos (células de gordura).

Vou detalhar mais.

- A obesidade leva a um quadro de hipertrofia dos adipócitos, por gerar hipóxia tecidual (quando as células não conseguem respirar) e ainda está associada com o desenvolvimento de inflamação e resistência à insulina sistêmica. O suco da laranja Moro auxilia na reversão desse processo, já que seu ativo a antocianina C3G, contribui no controle da expressão da proteína transportadora de ácidos graxos, diretamente envolvida na captação de lipídeos pelos adipócitos, que reduz a hipertrofia;

- A adiponectina é um hormônio responsável por modular diversos processos metabólicos e sua liberação é inversamente proporcional ao tamanho dos adipócitos. A redução do conteúdo lipídico nos adipócitos, devido à ação dos bioativos presentes no suco da laranja Moro, leva ao aumento da secreção de adiponectina, regulando os níveis de triglicérides no músculo e fígado, reduzindo a resistência à insulina;

- A laranja Moro atua na diminuição da atividade da HMG-CoA redutase (enzima fundamental na síntese do colesterol) levando a uma redução do colesterol tecidual e a um consequente aumento na expressão dos receptores de LDL. Ainda, contribuem para a redução da inflamação e estresse oxidativo, eventos que estão associados com a hipertrofia dos adipócitos e adipogênese e reduz as concentrações sanguíneas de citocinas, endotoxinas, PCR-US (proteína C-reativa ultrassensível), lipoproteína de baixa densidade (LDL), bem como melhora da pressão arterial, o perfil de coagulação e os níveis séricos de vitamina C e ácido fólico.

Laranja Moro e fígado

Engraçado como as pessoas sempre questionam se determinado produto natural "ataca" o fígado. Bom, tudo é metabolizado pelo nosso fígado, ele é o grande maestro de quase todas as reações bioquímicas que orquestram em nosso corpo, então apesar de produtos naturais não terem o mesmo potencial de toxidade de um medicamento alopático, lembre-se: Ele vai "passar" pelo fígado, então evite a automedicação e busque a ajuda de um profissional de saúde mesmo sendo um produto que pareça ser tão inofensivo.

Mas, falando especificadamente sobre os compostos bioativos do extrato da laranja Moro, eles podem contribuir para a redução da esteatose hepática por aumentar a expressão de genes lipolíticos e diminuir a expressão de genes lipogênicos no fígado, como o LXR e a FAS, envolvidos na síntese de triacilgliceróis, além de aumentarem a oxidação de gorduras via mecanismos dependentes de PPAR. O resultado dessa modulação na expressão gênica é uma melhora significativa do acúmulo de gordura no fígado e uma redução nos níveis sanguíneos de triacilgliceróis.

Acredita-se que grande parte desses efeitos da laranja vermelha na obesidade sejam mediados pelas antocianinas (especialmente a C3G) e seus metabólitos, além dos demais compostos presentes na laranja Moro.

Efeitos colaterais

Por se tratar de um suplemento alimentar natural, nutracêuticos feitos com a laranja Moro não apresentam efeitos colaterais. No entanto, não é recomendado o consumo sem a indicação médica e verificação do profissional se o paciente possui alergia a algum dos componentes do produto.

O extrato de laranja Moro promove o controle do metabolismo lipídico e estimula a oxidação de ácidos graxos, podendo também atuar junto a outros tratamentos na regulação do metabolismo lipídico e no controle de peso. Mas, que fique bem claro que não se trata de um milagre!

Fazer uso das cápsulas de laranja Moro, mesmo com acompanhamento médico ou nutricional, mas não mudar velhos hábitos errados, seja na dieta, nos exercícios físicos, no sono desajustado, entre outros, não levará ao resultado desejado.

A ciência está aí para nos ajudar, mas não podemos esperar um milagre vindo do céu, é necessário ação! Esse é apenas mais um ativo que pode te ajudar no processo. Busque ajuda médica, farmacêutica ou nutricional e alavanque uma vida mais saudável.

Referências:

BRISKEY, D.; MALFA, G. A.; RAO, A. Effectiveness of "Moro" Blood Orange Citrus sinensis Osbeck (Rutaceae) Standardized Extract on Weight Loss in Overweight but Otherwise Healthy Men and Women-A Randomized Double-Blind Placebo-Controlled Study. Nutrients, v. 14, n. 3, p. 427, 2022.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. IMC: você sabe calcular seu peso adequado? 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-ter-peso-saudavel/noticias/2017/imc-voce-sabe-calcular-seu-peso-adequado. Acesso em 18 de abril de 2024.

 Literatura do fabricante Morosil - Bionap (Itália).

TSUDA, T et al. Microarray profiling of gene expression in human adipocytes in response to anthocyanins. Biochem Pharmacol. 2006 Apr 14;71(8):1184-97. DOI: 10.1016/j.bcp.2005.12.042.

 GUO, H et al. Cyanidin 3-glucoside protects 3T3-L1 adipocytes against H2O2- or TNF-alpha-induced insulin resistance by inhibiting c-Jun NH2-terminal kinase activation. Biochem Pharmacol. 2008 Mar 15;75(6):1393-401. DOI: 10.1016/j.bcp.2007.11.016.

 SALAMONE, F et al. Moro orange juice prevents fatty liver in mice. World J Gastroenterol, August 7, 2012. DOI: 10.3748/wjg.v18.i29.3862.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade