Script = https://s1.trrsf.com/update-1729514441/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Leonardo Arruda dá dicas de como não errar na decoração

Especialista em decoração de interiores lista erros comuns que prejudicam a repaginação do lar

1 mar 2022 - 16h04
Compartilhar
Exibir comentários

Em teoria, decorar a casa não parece difícil: basta comprar móveis, pintar as paredes e harmonizar o ambiente. Contudo, trocar a mobília e fazer uma minirreforma não é tão simples quanto parece, principalmente para quem está decorando o lar pela primeira vez.

A boa notícia é que, com a devida orientação, é possível criar espaços agradáveis, vistosos e aconchegantes.

Por isso, nós conversamos com o influenciador Leonardo Arruda, especialista em decoração de interiores, para tirar dúdivas sobre o que deve ou não ser feito na hora de personalizar a sua casa. Confira:

Está decorando a sua casa pela primeira vez? Confira as dicas de Leonardo Arruda
Está decorando a sua casa pela primeira vez? Confira as dicas de Leonardo Arruda
Foto: Divulgação

1) Ter medo de usar cores

Segundo o influenciador, é muito comum as pessoas temerem o uso de cores, de modo que acabam optando por espaços e móveis em tons neutros.

“Quando dizemos para não exagerar nas cores não significa que a pessoa deve evitá-las. Pelo contrário, uma das tendências hoje em decoração é o uso de cores nos móveis”, exemplifica Arruda. Ele explica que a ideia é saber combinar e contrastar os tons em cada ambiente.

2) Comprar tudo de uma vez

O especialista ressalta que grande parte das família, ao decidir decorar o lar, comete o erro de comprar tudo de uma vez só.

“É melhor fazer a decoração sem pressa. Assim, é possível avaliar as necessidades no dia a dia. Além disso, decorar não é jogar tudo o que se tem fora. Aliás, aproveitar a mobília atual, com uma ou outra aquisição, é uma boa maneira de decorar a casa”, explica.

3) Não prestar a atenção ao tamanho dos móveis

Comprar móveis grandes demais é um problema que pode e deve ser evitado. Porque, de acordo com Leonardo Arruda, peças menores são mais fáceis de compor a decoração.

“Meça todos os cômodos antes de adquirir qualquer coisa, porque móveis grandes demais prejudicam o ambiente visualmente e atrapalham a circulação de pessoas”, salienta ele.

4) Encostar os móveis nas paredes

Com medo de impedir a circulação de pessoas, muitas famílias decidem encostar todos os móveis nas paredes, criando, assim, uma área espaçosa no meio do cômodo. O especilista, no entanto, recomenda repensar a opção.

“Ao encostar todos os móveis nas paredes, cria-se um espaço sem graça no centro. Isso também dificulta a comunicação entre as pessoas. Em ambientes maiores, a minha sugestão é compor pequenos núcleos com móveis adequadamente dimensionados para cada espaço”, sugere o influenciador.

5) Mobília excessiva

Quando se trata da primeira casa, é comum receber presentes de familiares e amigos, entre os quais móveis antigos. Neste caso, Leonardo Arruda aponta que se deve tomar cuidado com o excesso.

“Se a intenção é ter uma casa decorada, é importante saber selecionar as peças-chave de cada ambiente. Colocar tudo dentro das quatro paredes pode dar um aspecto pesado e confuso ao lar”, alerta o influencer.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade