Liderança feminina: saiba como se comunicar com autoridade
Mentora de posicionamento de carreira aponta estratégias para mulheres se comunicarem de forma assertiva
Em um cenário em que as mulheres enfrentam desafios para conquistar autoridade e se comunicar de forma eficaz no ambiente profissional, adotar algumas estratégias são essenciais para superar obstáculos e se destacar.
"Estudos revelam que as CEOs no mundo representam menos de 4%. Para mudar essa realidade, é essencial que as mulheres se concentrem na construção de credibilidade e autoridade", indica Fernanda de Morais, Mentora de Posicionamento de Carreira.
De acordo com a especialista, ainda há desafios enfrentados pelas mulheres ao tentar se comunicar com autoridade. "A subvalorização durante reuniões, a hesitação em assumir papéis de liderança em eventos e a síndrome da impostora são alguns obstáculos", destaca.
Cultive relações profissionais
A especialista ressalta que a construção da autoridade profissional requer uma sólida base de conhecimento, divulgada através de artigos, workshops e vídeos. A presença forte nas redes sociais, como LinkedIn e Instagram, e a participação de eventos de networking aumentam a visibilidade e oportunidades no mercado de trabalho.
"Para as mulheres, que muitas vezes enfrentam sub-representação em ambientes profissionais, é fundamental estar preparada para contribuir com ideias embasadas e oferecer-se para apresentá-las. Além disso, chame a atenção durante reuniões com variações na voz e o uso de analogias".
Atente-se a sua linguagem corporal
A linguagem corporal desempenha um papel significativo na influência que exercemos ao falar, representando cerca de 60% do poder de comunicação. Fernanda explica que manter o corpo alinhado ao conteúdo é essencial para uma apresentação eficaz.
"Durante a fala, gestos que complementam a mensagem, contato visual firme e acenos de cabeça para demonstrar concordância ou ressaltar ideias importantes são estratégias que devem ser utilizadas".
Aprimorar a voz e a entonação são técnicas que vão transmitir autoridade. "Independentemente da tonalidade, é essencial comunicar com naturalidade e autenticidade, alinhando a comunicação ao conteúdo".
"Por fim, é importante evitar erros comuns, como falar demais, perder-se em assuntos desconexos, ou parecer excessivamente amigável ou mandona. A busca por mudanças e ações proativas são essenciais para que as mulheres conquistem seu espaço e se destaquem no mundo corporativo", finaliza Fernanda.