Limpeza de pele: saiba como escolher produto correto
Especialista explica quais produtos você deve ou não usar para a limpeza de pele e os motivos para isso; anote as dicas e aproveite!
Com o que você limpa a sua pele? Essa parece até uma pergunta estranha, de tanto que não se pensa muito nisso, não é mesmo? Para a maioria das pessoas, no entanto, isso não é nem uma questão - desde sempre, elas lavaram a pele usando o sabonete em barra e continuarão usando.
E essa é uma escolha comum. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), 67% da população prefere o sabonete em barra para a higiene corporal.
Porém, poucos sabem que ele não é a opção mais adequada. Karina Soeiro, que é mestre em Ciências Farmacêuticas e consultora de desenvolvimento de dermocosméticos, explica que os sabonetes em barra podem prejudicar a pele.
"Esse produto tem um pH extremamente alto, entre 9 e 11. Isso é muito diferente do pH de uma pele saudável, que é próximo a 5,5. Um pH correto da pele é essencial para inibir o crescimento de micro-organismos, como bactérias, e para formar uma barreira eficaz contra a permeação de substâncias estranhas na pele", ressalta.
Segundo a especialista, estudos comprovam que se leva mais de três horas para regular o pH da pele após a utilização de um sabonete com pH próximo a 10. Além disso, o sabonete em barra convencional pode piorar determinadas doenças na pele, como a dermatite atópica.
"Um dos principais fatores de doenças na pele é a falta de manutenção ou a elevação do pH, pois essa questão proporciona o ressecamento, infecções e outros sintomas desconfortáveis na pele dos pacientes", comenta Karina.
Mas, se a recomendação é de não usar sabonete comum, como substituí-lo então? Para isso, a farmacêutica dá três opções a seguir. Confira quais são!
Syndets
Os syndets são produtos de limpeza que possuem um aspecto muito parecido com os sabonetes tradicionais. Porém, a sua formulação é feita utilizando tensoativos ("detergentes") sintéticos. Eles são compatíveis com pH mais baixos, então essa mistura permite que o pH do produto seja próximo ao pH natural da nossa pele.
Ou seja, é uma opção eficaz tanto para peles normais quanto para as sensíveis. Eles também são uma opção melhor para quem usa algum ácido para tratamento junto com a limpeza.
Cleansing oils
Já o cleansing oil é mais indicado para peles sensíveis, desidratadas ou com doenças dermatológicas. Esse produto leva em sua composição os detergentes mais suaves e com uma boa carga de agentes hidratantes.
Sendo assim, além de preservar a função de barreira da pele, ele também fornece nutrição e impede a perda de água, mantendo os níveis de hidratação.
Cleanser powders
Cleanser powders são uma opção conveniente e versátil, principalmente para a higiene pessoal de peles oleosas e acneicas, proporcionando praticidade e portabilidade além de um toque delicioso. Pelo fato de sua formulação ser isenta de água, também proporciona a inserção de ativos que são instáveis em outras bases.
E aí, curtiu nossas dicas para substituir o uso de sabonete em barra?