Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Linfonodos na mama: saiba se é normal ou sinal de câncer

Os linfonodos são estruturas de defesa que também podem ser atingidas pelo câncer de mama. Entenda quando e por que eles aparecem na mamografia.

23 jul 2024 - 12h58
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: @Shutterstock / Minha Vida

Os linfonodos são estruturas naturais que fazem parte do nosso sistema imunológico, responsáveis por filtrar substâncias nocivas, como vírus, bactérias e até mesmo células cancerígenas. Os linfonodos estão presentes por todo o corpo. Mas, analisando especificamente a região próxima às mamas, é mais comum encontrá-los nas axilas.  

"Podemos ter linfonodos na mama, chamados de linfonodos intramamários, mas são pouco frequentes. O mais comum mesmo é termos linfonodos apenas nas axilas", explica o oncologista Wesley Pereira Andrade.

Também chamadas de gânglios linfáticos e, popularmente, de ínguas, essas estruturas são naturais do organismo e, quando alteradas, não são necessariamente indicativas de câncer. A maioria dos linfonodos aumenta por condições benignas, como processos inflamatórios e infecciosos.

Para saber se os linfonodos da axila ou das mamas - esse último mais raro - estão inchados, é preciso, primeiro, apalpar a região. Caso sinta uma espécie de "caroço", pode ser sinal de alguma alteração. Se esse sintoma persistir por mais de duas ou três semanas, a recomendação é procurar ajuda médica.

...

Veja mais

Veja também

Câncer de mama: o que é, sintomas, tratamento e como prevenir

Câncer de mama metastático: o que é, sintomas e se tem cura

Câncer de mama pode causar coceira e secreção

Kate Middleton: os tipos de câncer mais comuns para mulheres dessa idade

Estresse pode causar câncer? Especialista responde!

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade